15 de maio de 2021

Resenha: Cidade dos Ossos

Titulo: Cidade dos Ossos
Série: Os Instrumentos Mortais #1
Autora: Cassandra Clare
Páginas: 476
Editora: Galera Record

Sinopse: Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.

Aventura / Fantasia / Infantojuvenil / Jovem adulto / Literatura Estrangeira / Ficção



Clary é uma garota normal que mora com a mãe e não conheceu seu pai que morreu em um acidente antes dela nascer, ela tem a sua vida mudada de repente quando ela e o seu amigo Simon vão uma noite na boate Pandemônio onde ela acaba vendo o assassinato de um garoto, e somente ela consegue enxergar os assassinos.

Então, ela decide saber mais sobre os culpados pelo assassinato e descobre que há um mundo dentro do seu próprio mundo, onde Caçadores das Sombras lutam contra criaturas diabólicas para deixar o mundo em paz, e o fato dela poder enxerga-los revela que ela pode ser mais que uma humana.

"Eu quero encontrar minha mãe. E então eu quero saber quem a levou em primeiro lugar, e eu quero mata-los."

Quando sua mãe some misteriosamente após telefonar para Clary e ela ser atacada, Clary não tem alternativas a não ser ir para o Instituto na companhia de Alex, Isabelle e Jace que caçam e matam demônios e, juntos, passam por aventuras para proteger quem amam e tentar descobrir a verdade.

E assim, a cada nova pagina vamos nos surpreendendo com o mundo que Cassandra Clare criou, onde neles existem vampiros, lobisomens, fadas, nephilins, demônios e outros seres que convivem com os humanos sem que eles percebam.

"Se havia uma coisa que ela estava aprendendo com tudo isso era a facilidade com que é possível perder tudo aquilo que se pensava que será para sempre."


Clary nem sequer parece uma garota de 15 anos, ou quase 16, como ela mesma afirma. Ela é uma garota corajosa e inteligente que luta com garras para descobrir a verdade e descobrir o que aconteceu com a sua mãe.

Outro personagem que me conquistou foi Jace, ele é um Caçador das Sombras com um senso de humor que nos faz ficar suspirando o livro todo, ele é sarcástico, arrogante, cínico, inteligente, corajoso, honesto ate demais, e se tudo isso não fosse muito, ele ainda é lindo.

Juntos Jace e Clary vão descobrindo as realidades sobre o 'Mundo Real' que, até então, nem mesmo Jace sabia.

"Inicialmente foi como se ele não quisesse beija-la: a boca dele estava dura, inflexível; depois ele colocou os dois braços envolta dela, e a puxou para perto. Os lábios suavizaram. Ela podia sentir os batimentos rápidos do coração dele, o gosto doce da maçã ainda na boca."

Cidade de Ossos é um livro impossível de desgrudar, o enredo da história é contagiante e a leitura é bem fluente, a autora conseguiu montar uma narrativa cheia de surpresas e acontecimentos algumas vezes inesperado e me diverti muito com a personalidade de alguns personagens.

" - Você nunca pareceu precisar de ninguém, Clary. Você sempre foi tão... controlada. Precisava apenas de seus lápis e mundos imaginários. Varias vezes eu tive de dizer as coisas seis ou sete vezes antes de você responder, e você estava tão longe. Depois virava para mim e sorria daquele jeito engraçado, e eu sabia que você havia esquecido de mim, e tinha acabado de se lembrar. Mas eu nunca fiquei chateado com você por isso. Metade da sua atenção é melhor do que toda a atenção de qualquer outra pessoa."

A autora aborda assuntos muito interessantes na história: a verdade, homossexualidade, amor, amizade, a questão da exitância do Céu e Inferno, raiva, fraqueza, entre muitos outros. E acredito que a continuação será tão boa quanto esse primeiro livro.


14 comentários:

  1. Tive contato com essa série durante (acho) a Bienal 2014 SP. Na época os livros espalhados em vários stands e então bateu a curiosidade. Comecei a ler em e-book e acredito que isso tenha desestimulado um pouco a leitura, que acabei deixando para depois. Não sei dizer ao certo pq parei, mas acho que está na hora de retomar essa série.

    ResponderExcluir
  2. Amo muito essa série, tudo da Cassandra eu amo! Adorei a resenha e espero que mais pessoas comecem a ler esses livros!

    ResponderExcluir
  3. Adoro a série Os Instrumentos Mortais!! Mas só li o primeiro livro e assisti o filme e estou acompanhando a série da Netflix!! Mas pretendo ainda ler os outros livros!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  4. Todo mundo fala dessa série e eu nunca li por achar "modinha", mas também nunca tinha tido a chance de ler a sinopse, só sabia o que me contavam e devo confessar que achei muito legal!
    Sempre me apaixono por esses livros que a garota comum descobre que é muito mais do que uma simples garota!!

    ResponderExcluir
  5. Eu amei esse livro, mas confesso que quando li queria matar a Cassandra... Sim, pois eu me apaixonei de cara pelo Jace e essa coisa dele com a Clary me deixou tipo, cade o segundo livro???? Por sorte, quando eu li já estavam quase lançando o terceiro, então não foi um sofrimento tão grande. O problema foi esperar um ano entre cada um dos outros.... Praticamente fiquei sem unhas.
    A Cassandra sabe o que faz, ela criou um mundo que não tem como a gente largar e só faz a gente ficar querendo mais e mais e mais... Já li todos os livros dela lançados, estou agora lendo o ultimo lançado e estou amando.

    ResponderExcluir
  6. Eu amo demais a série Os Instrumentos Mortais! Já li todos os livros e tenho certeza que você também vai amar! <3 Resenha incrível!

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li o livro, apenas assisti ao filme e tenho que confessar que gostei bastante. Achei a personagem da Clary bem destemida e forte, como você citou, ela não é um adolescente comum de dezesseis anos. Não sou muito acostumada a ler livros de fantasia, por mais interessante que o enredo seja, porque para mim no final eu sempre irei me decepcionar (por experiência anteriores), mas esse me parece ser tão interessante e envolvente, além dos quotes que você separou são bem atrativos.

    ResponderExcluir
  8. Quando o primeiro livro de Instrumentos Mortais foi lançado fiquei com uma vontade louca de lê-lo, mas fui protelando e quando vi eram muitos volumes e confesso que fiquei com preguiça. Vi o filme é achei incrível, pena não ter uma continuação. Estou ansiosa para começar a ver a série Shadow Hunters. E sua resenha me fez repensar minha decisão é talvez eu dê uma nova chance aos livros.

    ResponderExcluir
  9. Muito legal conhecer sua opinião desse livro. Li já faz um certo tempo e confesso que gostei mas não achei nada demais. Porém quando vi o filme, que muitos não gostaram acabei ficando surpresa e passei a amar todo esse mundo dos caçadores de sombras. Vi a primeira temporada da série e também gostei muito. Já estou com os outros livros da série aqui, só preciso me organizar para lê-los.
    Enfim parabéns pela leitura e valeu por compartilhar suas impressões por aqui.
    Sucesso com seu blog. Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá, nunca tinha lido uma resenha sobre esses livros e confesso que apesar de achar o enredo e sua resenha estar contagiante e rica em detalhes animadores, não funcionou pra mim, fantasia ainda não me atrai. Espero me animar a ler mais pra frente bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi! Ainda não li essa série, mas vontade não me falta. Adorei os assuntos abordados pela autora e acho que vou gostar também. Quem sabe eu me dou de presente a série e começo a ler? Sem contar que a capa é linda.

    ResponderExcluir
  12. Eu não li esse livro até hoje! Minha irmã ama de paixão! Mas não é o estilo que gosto. Vamos ver se um dia eu leio!

    ResponderExcluir
  13. Eu amo esse livro li ele duas vezes KKKK realmente tia Cassandra sabe oque faz :) já li os três primeiros livros da serie e espero esse ano terminar os outros.

    ResponderExcluir
  14. A série é uma das mais cobiçadas para mim, tanto porque adoro a autora, como pelos assuntos que ela aborda em cada livro.
    O enredo sempre bem desenvolvido traz grande curiosidade fico me perguntando como eles conseguiram resolver os problemas que surgem pelo caminho e porque eles acontecem...

    ResponderExcluir