19 de janeiro de 2022

Resenha: Sonata em Punk Rock

Titulo: Sonata em punk rock
Série: Cidade da música #1
Autora: Babi Dewet
Páginas: 300
Editora: Gutenberg

Sinopse: Por que alguém escolheria uma orquestra se pode ter uma banda de rock? Essa sempre foi a dúvida de Valentina Gontcharov. Entre o trabalho como gerente do mercado do bairro e as tarefas de casa, o sonho de viver de música estava, aos poucos, ficando em segundo plano. Até que, ao descobrir que tem ouvido absoluto e ser aceita na Academia Margareth Vilela, o conservatório de música mais famoso do país, a garota tem a chance de seguir uma nova vida na conhecida Cidade da Música, o lugar capaz de realizar todos os seus sonhos. No conservatório, Tim, como prefere ser chamada, terá que superar seus medos e inseguranças e provar a si mesma do que é capaz, mesmo que isso signifique dominar o tão assustador piano e abraçar de vez o seu lado de musicista clássica. Só que, para dificultar ainda mais as coisas, o arrogante e talentoso Kim cruza seu caminho de uma forma que é impossível ignorar. Em um universo completamente diferente do que estava acostumada, repleto de notas, arpejos, partituras, instrumentos e disciplina, Valentina irá mostrar ao certinho Kim que não é só ele que está precisando de um pouco de rock and roll, mas sim toda a Cidade da Música.


Sonata em Punk Rock é uma literatura nacional juvenil, é o primeiro da série Cidade da Música que terá três volumes.

Valentina Gontcharov, ou Tim como prefere ser chamada, é uma garota de 18 anos com cabelos platinados e roupas rebeldes, ela tem uma personalidade forte, ama a música, e quando ela não esta trabalhando no mercadinho do bairro, para ajudar nas contas de casa, ela esta com o seu violão sonhando com o dia em que entrara na Academia Margareth Vilela. Tim é muito talentosa, tem um ouvido capaz de reconhecer notas e reproduzi-las com facilidade, e tudo o que sabe sobre música aprender sozinha.

"Valentina havia tentado traçar um plano: pediria um empréstimo no banco ou se ofereceria para trabalhar de graça no conservatório. Era do tipo que não desistia sem lutar. Só que o destino pode ser irônico quando convêm, e, por mais que ela não gostasse, trazia uma solução."

O pai dela abandonou sua mãe e ela quando ainda era muito pequena. Anos mais tarde seu pai reaparece, agora ele é famoso e considerado um grande violinista e quer se redimir e oferece para pagar a faculdade de música que a mãe dela não teria condição de pagar e que é o seu grande sonho.

A cidade da Música é um lugar onde tudo é movido a musica, com certeza o melhor lugar, mas, ao chegar lá ela percebe que nada seria fácil, ela sempre gostou de rock, mas a maioria dos estudantes seguem as musicas clássicas, as quais Tim não tem nenhuma familiaridade e por isso acaba se sentindo deslocada.

"A verdade é que quando se faz o que gosta,tudo começa a fazer sentido e valer a pena."

A medida que os dias vão passando ela acaba fazendo amizade com Sarah uma violinista muito talentosa e que tem uma bando com Pedro e Fernando. Tim logo na primeira semana deve escolher um instrumento clássico para estudar e ela resolve escolher o piano, por acreditar ser um instrumento fácil de aprender, mas ela acaba se engando, alem de não ser nada fácil a sua professora ainda é muito rigorosa.

Vendo que não iria conseguir passar de ano sem ajuda, ela decide pedir ajuda para a ultima pessoa que aceitaria, Kim, o garoto popular, lindo e um gênio no piano.

"O som do piano era incrível, e a forma delicada com que Kim tocava fazia parecer que a musica saia de sua própria cabeça. Era leve, romântica e com combinações de notas que ela não imaginaria que pudessem estar juntas."

Kim é mal humorado e é o filho da dona da escola, o herdeiro de tudo, e um excelente pianista, mas ele carrega muito dentro de si que aos poucos vamos desvendando, e a personalidade hostil dele esconde o que na verdade ele é, um garoto inseguro. Ele é um personagem que eu gostei muito e ele foi muito bem desenvolvido.

"O amor pela música sempre deveria ser mais do que a responsabilidade."


Comecei a leitura sem muitas expectativas e ela me surpreendeu muito. É obvio o quanto Tom amadurece no decorrer e a autora Babi nos dá uma aula de música através do livro.

As informações foram sendo inseridas aos poucos e com muita naturalidade, a autora consegue prender a atenção do leitor com uma escrita direta e sem enrolação, o que faz a leitura fluir om facilidade.

Narrado em terceira pessoa pelo ponto de vista de Tim e Kim, a capa tem uma ilustração linda e que combina perfeitamente com o livro. O desfecho é muito satisfatório, e deixa uma parte para o próximo livro.

Recomendo a leitura, e quem ama música com certeza irá amar Sonata em Punk Rock. Estou ansiosa para ler a continuação.

13 comentários:

  1. Já conheço a escrita da Babi faz tempo, desde que ela lançou o primeiro livro de Sabado a noite de forma independente, tanto que comprei ele diretamente com ela e veio autografado *-*
    Adoro a nossa literatura nacional juvenil, ultimamente é um livro bom atrás do outro que estou descobrindo!
    E que bom saber que tem uma continuação, fiquei mais animada ainda para ler!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Olá! Primeiramente preciso ressaltar o quanto amei essa capa, ela é tão fofa e super musical! ♡ Estou animada para conhecer a Cidade da Música. Gostei muito de saber que a escrita é direta, livros com muita enrolação me cansam muito fácil e me fazem perder o interesse no livro. Tim e Kim me parecem personagens incríveis e muito bem construídos, estou animada para conhecer ambos. Nunca li nada da autora, acho que essa é uma boa oportunidade de conhecer a escrita da Babi. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Já tinha visto esse livro, a trama e muito bem envolvida.. Tenho ela na minha lista de desejados para ler, porém quando irei não sei mas quero muito. A premissa é muito boa, ainda mais que envolve musica.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  4. Já li muita coisa positiva sobre a escrita da Babi. Só ainda não consegui ler nada dela, mas depois desta resenha, é claro que a vontade aumentou.
    Adoro leituras leves e que ainda tragam a música como plano de fundo e porque não, história central.
    Personagens que se encaixam e de quebra, ainda trazem sua bagagem para agregar ainda mais.
    A capa é belíssima e o livro vai para minha lista de desejados com certeza!
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. De cara me interessei pelo livro, primeiro por conta da resenha e depois pela capa - que convenhamos, é maravilhosa!
    Enfim, mais um livro para eu anotar a minha lista!

    ResponderExcluir
  6. Oiii ❤ Que doçura de capa! Se a história for tão boa quanto a capa... Não sabia que esse livro faz parte de uma trilogia.
    Gostei muito que o livro é bem musical, livro+música é uma combinação perfeita. Quero muito conhecer Tim e Kim, saber quando eles se entendem, já que desde do começo se estranham.
    Bom saber que a Babi tem uma escrita sem direta, pois me irrito quando autores começam a enrolar.
    Com certeza, quero fazer essa leitura ❤

    ResponderExcluir
  7. Amei a história em si, havia lido apenas a sinopse e já tinha gostado, depois dessa resenha gostei ainda mais. Esse livro faz muito meu gênero, e ainda mais que é nacional, dando uma abertura para escritores de nosso país. Fiquei curiosa sobre a Tim e o Kim, e sobre como a Tim se sairá com o piano.
    Com certeza irei ler essa obra e suas continuações.

    ResponderExcluir
  8. Ainda não conheço a escrita dessa autora, mas tenho tido cada surpresa agradável com as obras de autores nacionais que já quero ler também.
    Você tem razão, essa capa ficou linda D+.

    ResponderExcluir
  9. Achei linda a capa de Sonata em Punk Rock, mas não me interessei pela trama, não curto livro juvenil, mas como sou uma leitora de livros nacionais e esse é o primeiro livro de uma série, quem sabe depois de ler sua opinião sobre o segundo volume eu acabe me interessando e decida conhecer a história de Valentina?!...
    Mas por enquanto Sonata em Punk Rock não vai para a minha lista de leitura...
    Bjos!

    ResponderExcluir
  10. Estou doida para ler algo da Babi, ainda não li nada!
    Esse livro é muito lindo e a leitura parece ser bem leve e gostosa!
    Amei a premissa do livro e a história regada a música deve ser muito boa!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  11. Esse livro é muito encantandor, sendo musica é maravilhoso para mim. A trama do livro é especial, a forma que foi feita, os acontecimentos que passa com ela, o jeito que a personagem se senti deslocada de um lugar onde não se sente bem e isso e bem real porque pode acontece com qualquer um. Realmente a musica e a melhor amiga que podemos ter!
    Gostei muito do livro!

    ResponderExcluir
  12. Já algum tempo que quero ler este livro, e após ler um conto escrito pela mesma autora que fala sobre a relação de música fiquei ainda mais entusiasmada por esta leitura. A autora tem uma escrita leve, divertida, mas ao mesmo tempo surpreendente, cativante, e seus personagens com uma personalidade forte, e quando junta tudo deixa o leitor super feliz com a leitura. Tenho certeza que vou amar me envolver com esta aventura, e já estou torcendo pelo final feliz.

    ResponderExcluir
  13. Ainda não conheço o modo de escrita da autora, mas já ouvi falarem muito bem dela.
    Confesso que só conheço esse livro da autora e pela sua resenha com certeza é um livro que eu gostaria. Já vou botar na lista de desejados.

    ResponderExcluir