6 de novembro de 2022

Resenha: Seis Coisas Impossíveis

Titulo: Seis coisas impossíveis
Sub titulo: Um choque de realidade de cada vez, por favor!
Autora: Fiona Wood
Páginas: 272
Editora: Novo Conceito
Sinopse: Dan Cereill levou um encontrão da vida: seu pai faliu, assumiu que é gay e separou-se de sua mãe, tudo de uma vez só. Enquanto isso, sua mãe recebeu de herança uma casa tombada pelo patrimônio histórico que cheira a xixi de cachorro, mas que não pode ser reformada...
E, agora, Dan está vivendo em uma casa-relíquia que parece um chiqueiro, com uma mãe supertriste e sem conseguir falar com o pai — que ele ama muito.


Book Trailer


Seis coisas impossíveis nos apresenta uma narrativa divertida, com personagens carismáticos, mesmo sendo um infanto-juvenil nada impede que seja recomendado para todas as idades, pois mesmo que a trama gire em torno de um garoto adolescente e de seus dramas, o que vale são as mensagens a respeito das questões sociais, amizade, solidão, amor e lealdade, alem de ser uma leitura repleta de humor e ótima para descontrair.

Dan Cereill tem quatorze anos e esta passando por umas situações difíceis em sua vida, ele é inteligente e sensível, porém não é muito sociável e tem vários problemas, tanto na escola quanto com a sua família.

Ele acaba de descobrir que seus pais perderam tudo, a empresa, o carro, a casa, e não puderam levar quase nada pois o banco ficou com quase tudo o que eles tinham, e ainda descobre que o seu pai é gay.

"Meus problemas são como ondas - assim que uma termina lá vem outra tentando me derrubar."

Dan e sua mãe vão morar na casa que a tia-avó de sua mãe deixou de herança e o garoto logo de cara se apaixona pela sua nova vizinha, Estella.


Dan cria uma lista de seis coisas que parecem impossíveis para ele, e ele meio que usa isso como uma referencia para seguir a sua rotina.

"Fico me sentindo um idiota completo, mas vou sobreviver. Passar vergonha é uma das minha principais tendencias."

Dan ao decorrer da leitura se mostrou forte e apesar de tudo ele seguiu em frente, a personalidade dele foi se mostrando aos poucos, e é muito difícil não gostar desse personagem, apesar de que em alguns momentos ele se mostrou ser um pouco egoísta.

Os pensamentos dele meche com as nossas emoções e faz o leitor se envolver ainda mais no virar das páginas. O final não poderia ter sido melhor e com certeza revela a parte delicada da trama.



"O castigo mais superficial para um curioso é descobrir algo que ele não quer saber. O verdadeiro castigo é ter de conviver com essa culpa. Estou levando os dois na cabeça."

Seis coisas impossíveis nos apresenta a transformação na vida de Dan, as coisas boas, as ruins, as crises, mentiras, lutas e o crescimento que ele teve no decorrer do livro. Tinha tudo para ser uma história triste, mas a autora foi bem realista e adicionou a quantidade certa de humor para a leitura ficar ainda melhor.

A escrita de Fiona é leve e fluida, com uma narrativa em primeira pessoa e com uma boa dose de ironia, o que combinou muito bem com o personagem principal, Dan. Os personagens não se tornam chatos e foram todos muito bem criados.

" - Meu pai é gay - Ouço a incredulidade na minha própria voz. A ficha ainda não caiu, mas é um alivio dizer isso em voz alta."

É uma leitura rápida, que pode ate ser lido em um ou dois dias, as letras estão em um bom tamanho. Aborda temas muito comuns na vida dos jovens de hoje em dia como o bullying, amor, sexualidade e responsabilidade.

4 comentários:

  1. Livros infanto-juvenis não é o tipo de leitura que faço com muita frequência, mas que quando faço sempre me surpreendo positivamente. Dan está naquela fase onde muitas mudanças acontecem, quem já passou por esta idade sabe como é. O menor dos problemas pode se tornar algo gigantesco. Agora imagina ter que enfrentar tantas problemas dentro de casa e tentar ser um adolescente normal? A autora aborda temas reais do ponto de vista de um jovem e isso é diversão na certa. Com certeza, o leitor, independente da idade, poderá se identificar com o personagem e tirar grandes lições de vida desta história!!

    ResponderExcluir
  2. Confesso que de cara quando vi esse livro não me interessei.
    Vai ver foi porque achei a capa bem sem graça.
    Mas depois dessa resenha inspiradora eu fiquei bastante curiosa e até empolgada com a historia e pareceu divertida e leve!!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu já tinha visto esse livro em promoção, pena que não comprei. A trama é bem envolvente, tem uma premissa boa e com certeza fiquei bastante curiosa por ela.. Talvez, quando veja o livro de novo, eu resolva compra.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  4. Muuuuuuuuuito fofo este livro, a diagramação, a capa, TUDO nele é perfeito. Até que enfim um personagem homem que eu me interressei para ler, não gosto de protagonista masculino- sei que é um preconceito meu, mas enfim...- a história me chamou bastante atenção, e o livro me ganhou pela sua resenha. Fiquei super curiosa para lê-lo, espero fazer-lo mais rápido quanto é possível.

    ResponderExcluir