11 de janeiro de 2023

Resenha: O Ceifador

Titulo: O ceifador
Série: Scythe #1
Autor: Neal Shusterman
Páginas: 448
Editora: Seguinte

Sinopse: A humanidade venceu todas as barreiras: fome, doenças, guerras, miséria... Até mesmo a morte. Agora os ceifadores são os únicos que podem pôr fim a uma vida, impedindo que o crescimento populacional vá além do limite e a Terra deixe de comportar a população por toda a eternidade.
Citra e Rowan são adolescentes escolhidos como aprendizes de ceifador - papel que nenhum dos dois quer desempenhar. Para receberem o anel e o manto da Ceifa, os adolescentes precisam dominar a arte da coleta, ou seja, precisam aprender a matar. Porém, se falharem em sua missão ou se a cumplicidade no treinamento se tornar algo mais, podem colocar a própria vida em risco.

Book Trailer

"Esqueça tudo o que vocês pensam saber sobre ceifadores. Abandonem sua ideia preconcebidas. Sua educação começa agora."

O ceifador é um livro incrível, com uma proposta inovadora que prende o leitor desde a primeira pagina, é uma distopia fantástica onde a sociedade evoluiu a tal ponto que se tornou imortal. Já imaginou viver em um mundo onde não existe doenças, fome, guerra, pobreza e a morte natural foi superada?

"A Nimbo-Cúmulo nos proporcionou um mundo perfeito. A utopia com que nossos ancestrais sonhavam é a nossa realidade."

O mundo inteiro é controlado por uma inteligencia artificial superior chamada de Nimbo-Cúmulo, ninguém mais morre por doenças ou acidentes, não existe velhice, não existe crime, e embora a morte natural tenha sido vencida os seres humanos ainda precisam morrer para garantir o controle populacional, para garantir isso surge a Ceifa, uma entidade cujos membros tem o direito legal de escolher pessoas para serem definitivamente mortas, eles são chamados de Ceifadores, estão acima da lei mas possuem códigos rígidos que devem seguir.

"Os 10 mandamento da Ceifa:
1. Matarás
2. Matarás sem discriminação, fanatismo ou pensamento premeditado.
3. Concederás 1 ano de imunidade aos entes queridos daqueles que o receberem e a todos que considerar dignos.
4. Matarás os entes queridos daqueles que resistirem
5. Servirás a humanidade durante todos os dias de tua vida, e a tua família recebera imunidade como recompensa enquanto viveres
6. Levarás uma vida exemplar em palavras e atos, e registraras todos os teus dias em um diário
7. Não matarás nenhum ceifador além de ti
8. Não reclamarás nenhuma posse material além de teus mantos, teu anel e teu diário
9. Não terás cônjuge nem filhos
10. Não seguiras nenhuma lei alem destas"


Os personagens centrais é Citra e Rowan, dois adolescentes que possuem uma vida normal dentro dos padrões dessa sociedade, até que eles cruzam com um Ceifador chamado Faraday. Citra ama a sua família, ela é destemida e possui uma personalidade forte, sempre pensou em seu futuro mas ser uma ceifadora estava longe do que imaginou. Rowan mora com vários parentes, mas sem qualquer tipo de laços fortes, ele não sabe o que fazer da vida quando terminar a escola a unica coisa que sabe é que sairá de casa o mais rápido possível, mas ele jamais imaginou que um dia poderia se tornar um ceifador.

"A função não deve ser concedida aos que a desejam.
São aqueles que mais se recusam a matar que devem exerce-la."

O Ceifador Faraday é muito conhecido pelo seu trabalho, ele nunca deixou de se importar com a humanidade e sempre ao coletar mostra compaixão. A cada ano novos ceifadores são escolhidos, o ceifador precisa escolher um aprendiz para passar pelos três testes, porém Faraday decide escolher dois aprendizes, Citra Terranova e Rowan Damisch.

A maneira como os jovens conhecem o Ceifador não é nem um pouco agradável. Citra o conhece quando ele entra em sua casa deixando a família assustada com a possibilidade dele coletar algum deles mas ela enfrenta o ceifador. Rowan o conhece quando Faraday vai coletar Kohl um colega de classe que ele mal conhecia  Rowan fica ao lado do colega enquanto todos estão assustados e se afastam. Ambas as ações dos jovens impressionam Faraday.

Ambos começam os seus treinamentos que durara um ano, e por regra, apenas um deles poderá adquiri o manto e o anel, e o outro voltara para casa, porem isso muda quando outros Ceifadores acham que foi errado Faraday escolher dois aprendizes e decidem que aquele que ganhar terá que coletar o outro.

" - Como é minha prerrogativa como Alto Punhal, determino que, no caso de Rowan Damisch e Citra Terranova, quem quer que seja o vencedor, colete o outro assim que receber o anel.
Então ele bateu o martelo contra a tribuna violentamente, finalizando o conclave e selando o destino dos jovens."

Eles logo conhecem um grupo de Ceifadores que estão tentando revolucionar a Ceifa, mostrando que coletar pode ser prazeroso e em meio a intrigas politicas, vemos Citra e Rowan se esforçando e enfrentando os problemas que surgem quando são afastados dos ensinamentos de Faraday e precisam confrontar diferentes ensinamentos de ceifador.


Narrado em terceira pessoa sob o ponto de vista de Citra, Rowan e também podemos ler trechos dos diários de alguns Ceifadores que se ligam a história e nos garante o acompanhamento com detalhes de cada acontecimento.

A escrita de Neal Shusterman é fluida, com capitulo curtos, conseguiu criar uma trama bem amarrada e com uma narrativa que surpreende, um enredo viciante com dramas, cenas intensas e um romance na medida certa, reviravoltas que surpreendem os leitores e emocionam, também discute o valor da vida, o egoismo num futuro distópico em que a humanidade conseguiu avançar nos tratamentos de saudê a ponto de se tornarem imortais.

Para quem gosta de distopia, fantasia, um enredo cheio de ação e reviravoltas que surpreendem a cada página, com um mundo diferente porem ainda assim realista, O Ceifador é uma leituras que recomendo. 
  

Um comentário:

  1. Olá!
    Me lembro de ter lido resenhas desse livro mas tinha já esquecido a trama. Adorei muito poder relembra-la, assim poderei ficar com mais vontade para ler essa pequena historia. Gostei muito dessa distopia que o autor criou. Espero muito poder ler!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir