23 de setembro de 2019

Resenha; Cartas de Amor aos Mortos

Titulo: Carta de amor aos mortos
Autora: Ava Dellaira
Páginas: 344
Editora: Seguinte

Sinopse: Tudo começa com uma tarefa para a escola: escrever uma carta para alguém que já morreu. Logo o caderno de Laurel está repleto de mensagens para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Heath Ledger, Judy Garland, Elizabeth Bishop… apesar de ela jamais entregá-las à professora. Nessas cartas, ela analisa a história de cada uma dessas personalidades e tenta desvendar os mistérios que envolvem suas mortes. Ao mesmo tempo, conta sobre sua própria vida, como as amizades no novo colégio e seu primeiro amor: um garoto misterioso chamado Sky. Mas Laurel não pode escapar de seu passado. Só quando ela escrever a verdade sobre o que se passou com ela e com a irmã é que poderá aceitar o que aconteceu e perdoar May e a si mesma. E só quando enxergar a irmã como realmente era — encantadora e incrível, mas imperfeita como qualquer um — é que poderá seguir em frente e descobrir seu próprio caminho.


Esta foi uma leitura muito intensa e que me tocou profundamente.

Laurel recentemente perdeu a irmã mais velha, May. Sua mãe recém divorciada se mudou para a Califórnia para "dar um tempo" e a deixou sozinha com o pai, que a ama mas que não sabe demonstrar, ela ainda acabou de entrar no ensino médio e se vê completamente sozinha.

Em uma aula de inglês ela começa a escrever cartas para as pessoas que já morreram, inclusive para a sua irmã, ela escreve sobre a falta que ela faz, o sentimento de culpa, os problemas familiares que esta enfrentando, o medo da verdade ser revelada e sobre sua rotina na escola.

Laurel é doce, inocente e curiosa para descobrir as coisas que estão por vir, mas sempre trazendo a memória de sua irmã em todos os momentos de sua vida. Era May que a protegia e a incentivava.

"Sei que May esta morta. Quer dizer, uma parte racional de mim  sabe, mas não parece verdade. Ainda sinto como se ela estivesse aqui, comigo, de alguma maneira. Penso que ela vai entrar pela janela, depois de sair escondida, e me contar como foi a aventura. Se eu for desapegada, como May, talvez aprenda a viver sem ela."

O livro é em formato de cartas onde ela escreve detalhe de sua vida, acontecimentos, medos, sonhos. Narrado em primeira pessoa pelo ponto de vista de Laurel, no qual cada capitulo é como uma carta para uma diferente personalidade famosa.


"Sei que escrevi cartas para pessoas sem endereço neste mundo. Sei que vocês estão mortos. Mas posso ouvir vocês. ouço todos vocês. Nós estivemos aqui. Nossa vida teve valor."


O livro nos mostra como se encontrar depois de perdermos alguém, porque quando perdemos alguém perdemos partes de nós mesmo, e é isso que aconteceu com Laurel.

Me apaixonei pela capa. Narrado em primeira pessoa, a escrita da autora é envolvente. A diagramação é simples, mas bonita, não encontrei nenhum erro de revisão durante a leitura, a tradução ficou muito bem feita. Um excelente trabalho da editora.

6 comentários:

  1. Sonho tanto em ver este livro transformado em filme. Sei lá..desde que o li, sinto isso, que ele merece uma adaptação!
    Tocante, profundo, intenso. Um misto de sentimentos que a gente vai percorrendo as páginas com o coração ardendo de tristeza e amor.
    Uma leitura super recomendada!!!!
    E oh, a capa é belíssima mesmo!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Olá! ♡ Nossa, que premissa! Parece mesmo uma leitura bem intensa, já que nunca é fácil falar sobre perdas, pois elas causam feridas que demoram a cicatrizar, mas infelizmente, perder também faz parte da vida, mesmo que doa muito ter que admitir. Gosto desse tipo de leitura, pois sempre nos faz refletir, são leituras que nos impactam, nos fazem sentir as mais variadas emoções.
    Gostei muito que o livro é narrado em forma de cartas e cada capítulo é dedicado a uma personalidade famosa, achei bem original. Não estou muito acostumada a ler livros em formato de cartas, mas sinto que preciso ler este.
    Sempre gostei bastante dessa capa, acho ela bem bonita.
    Obrigada pela indicação! Beijos! ♡

    ResponderExcluir
  3. Esss histórias que a gente já sabe que vai tocar profundamente no nosso coração. Sempre tive tamanha vontade de ler esse livro.
    Não tem como não ficar tocada pelo fato de Laurel estar sozinha em pleno ensino médio, depois de uma perda e o afastamento de sua mãe.

    ResponderExcluir
  4. Oiii ❤ Achei tão interessante a personagem resolver escrever cartas sobre Heath Ledger, Kurt Cobain, Amy Winehouse, ente outros, tentando desvendar o que está por trás de suas mortes.
    Fiquei de coração partido por Laurel ter pedido a irmã, alguém que amava tanto, que sinta culpa e que esteja lidando sozinha com tudo isso.
    Achei legal que cada capítulo é para uma personalidade diferente, eu realmente não sabia que o livro tinha a ver com isso.
    Gostei dessa mensagem que a obra passa, de reencontrar a si mesmo, depois de uma perda tão dolorosa.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Esse é uns dos livros que desejo muito ler. Tem uma historia bem envolvente e com certeza que irá toca alguém quando ler. Pretendo muito e espero conseguir ler em algum momento.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  6. Cheguei a achar que esse livro fosse diferente devido ao título, mas lendo a resenha vejo que tem tudo a ver sim. Não gosto de livros tristes, mexe muito comigo.

    ResponderExcluir