4 de setembro de 2019

Resenha: A Corrida de Escorpião

Titulo: A Corrida de Escorpião
Autora: Maggie Stiefvater
Páginas: 378
Editora: Verus
Sinopse: Na pequena ilha de Thisby, poucos cavaleiros são bravos o suficiente para competir na corrida de escorpião que acontece a cada novembro. Pela primeira vez uma mulher, a jovem Puck Connolly, vai competir. Ela tem dois irmãos e ficou órfã depois que os pais foram devorados pelos cavalos assassinos. Por isso, ela está determinada não só a competir como ganhar a corrida. Para isso, Puck terá que enfrentar outro jovem corajoso e encantador. Sean Kendrick também perdeu o pai, atropelado pelas sanguinárias criaturas.
Apesar de terríveis, os cavalos do mar são uma grande atração turística. O turismo é a principal fonte de renda dos habitantes de Thisby. A ilha é um lugar fascinante e, ao mesmo tempo que atrai, também amedronta. A descrição que Maggie faz dos desfiladeiros do local é carregada de poesia. Com a narrativa alternando entre o ponto de vista de Sean e de Puck, a autora criou uma trama envolvente, classificada por críticos do New York Times e do Los Angeles Times como inovadora.
Em A corrida de escorpião, Maggie Stiefvater nos leva até o limite, em que o amor e a vida encontram seus maiores obstáculos e apenas os fortes de coração podem sobreviver. Uma leitura inesquecível.
A obra teve os direitos vendidos para o cinema e recebeu críticas excelentes, sendo eleito um dos melhores livros de 2011 pelos seguintes veículos especializados: New York Times, Publishers Weekly, School Library Journal, The Horn Book e Kirkus Reviews, além de ganhar o prêmio Michael L. Printz, concedido anualmente pela Associação Americana de Bibliotecas ao melhor livro juvenil.



"Algumas corridas são feitas para vencer. Outras, para sobreviver."

Thisby, uma ilha onde a cada novembro o Mar de Escorpião leva para lá os cavalos d'agua, ou capail uisce, são grandes, velozes e carnívoros, em outras palavras, fatais cavalos marinhos violentos, difíceis de serem domados e que comem qualquer coisa viva que encontrem quando chegam famintos a ilha.

"Hoje é o primeiro dia de novembro, portanto alguém vai morrer.
Esta ilha é astuciosa e cheia de segredos. Não faço a menor ideia de seus planos para mim."

Para desafiar a natureza os homens da ilha e também do continente se arriscam a capturar e treinar esses animais durante duas semanas até o dia da corrida que vale muito dinheiro, mas que também trás muitas mortes. A trama acompanha a preparação de dois protagonistas para o tão esperado dia.

Kate "Puck" Connolly mora com seus dois irmãos Gabe (o mais velho) e Finn (o mais novo), os seus pais morreram. Quando ela descobre que seu irmão mais velho vai sair da cidade e abandona-los, Puck decide que vai participar da corrida para que o irmão fique mais tempo com eles, e para que possa pagar a divida da sua casa, ela será a primeira mulher em toda a história a se inscrever na corrida.

" - Tenho meus próprios motivos para competir - respondo - Como cada homem que subiu nessa rocha. Meus motivos não são menores apenas por eu ser uma garota."

É assim que Puck conhece Sean, um cara de poucas palavras que prefere se manter afastado das pessoas e conviver mais com os cavalos, os normais e os temidos cavalos d'agua.

Sean Kendrick é uma lenda nas corridas, campeão por quatro vezes seguidas, um jovem encantador de cavalos que nasceu e cresceu rodeado por cavalos do mar, selvagens e sanguinários, e mesmo após ter perdido seu pai na corrida, Sean continua participando montado no melhor garanhão da ilha, Corr. Sean e Corr não são apenas cavaleiro e cavalo, mas ambos possuem uma cumplicidade que beira amizade.

" - Quem é ele?
- Por Deus, aquele é Sean Kendrick. Ninguém conhece os cavalos melhor do que ele. Ele compete todos os anos, e acho que é o homem a ser vencido. Sempre é. Mas ele tem um pé na terra firme e o outro no mar. Fique longe dele."


Puck e Sean acabam se aproximando, e a relação que eles constroem é linda, ambos sabem que precisam ganhar a corrida de qualquer jeito, mas se ajudam e apoiam mutualmente numa amizade muito sincera, que vai se desenvolvendo em algo mais. Os cavalos tem um papel importantíssimo, a paixão que os personagens sentem por eles nos envolve.

Puck sofre com o machismo de outros participantes, e apesar de todos os problemas ela segue em frente, ela é corajosa, decidida, inteligente, vulnerável e muito protetora das coisas que ama. 

Sean Kendrick é calmo, mas esconde uma tristeza, frustração e saudade. Sean frequentemente parece ser um homem adulto, com suas decisões cuidadosamente calculadas, e eu gostei muito de vê-lo perdendo um pouco desse controle perto de Puck. Foi uma incrível experiencia de ler sob o ponto de vista dele porque vemos a ligação forte que ele tem com os cavalos, especialmente com Corr.

" - Não serei seu ponto fraco, Sean Kendrick.
Agora ele me olha. Diz, muito suavemente: - É tarde para isso, Puck."

Fiquei torcendo por Sean e Puck durante toda a leitura, quis que pudesse haver dois vencedores, para que assim os dois conseguissem o que queriam. Não vou contar se o final foi feliz ou triste pois não quero estragar a leitura de vocês, só direi que foi satisfatório e emocionante.

Gabe, o irmão mais velho foi um dos que eu menos gostei, já Finn foi um dos que eu gostei, ele é muito fofo, ele é meio estoico e luta para demonstrar a menor quantidade de emoções possíveis, mas aos poucos vamos vendo o quanto ele se importa, do jeitinho dele.


"Esta ilha tem cavalos há tanto tempo quanto tem homens. Do outro lado de Thisby, há uma caverna no penhasco, com um garanhão vermelho desenhado na parede. Antigo. Por quanto tempo você precisa estar em um lugar para que ele se torne seu lar? Este é o lar deles na terra."



Sempre ouvi falar bem da escrita de Maggie Stiefvater, e essa é a minha primeira experiencia e amei, a escrita dela é envolvente. Narrada em primeira pessoa, a narrativa é intercalada entre Puck e Sean. A leitura tem alguns momentos cruéis, com cenas tristes de tirar o folego e mortes, mas também temos momentos de companheirismo, amizade e laços verdadeiros. É uma leitura incrível, a história dos cavalos é fascinante e os personagens fantásticos.

Os protagonistas foram muito bem construídos, fortes e corajosos. A diagramação ficou bonita, com letras em tamanho ideal. Os capítulos são curtos e no inicio de cada capitulo há um cavalo, junto com um numero e o nome do narrador que ira narrar aquele capitulo. Gostei da capa, a imagem é bem simples, mas a capa é toda metalizada e o nome da autora e o titulo são em alto relevo.

A corrida de Escorpiões fala sobre sacrifício, perdas, amizade e amor, não só de amor entre um casal, mas do amor pela família, pelos amigos, pelos animais que são muito mais que de estimação, e pelo lugar em que vive. Um livro para ser devorado.

6 comentários:

  1. Oiii ❤ Já ouvi falar muito bem da escrita da Maggie Stiefvater, mas ainda não li nenhum de seus livros, apesar de querer muito.
    Gostei de Puck ser a primeira garota a competir e que a escrita é alternada entre ela e Sean.
    Estou curiosa para saber mais sobre essa corrida, como funciona e qual dos dois personagens vai vencer.
    Bom saber que a autora soube construir bem os personagens, já que acho isso muito importante para uma leitura ser boa ou não.
    Espero poder fazer essa leitura em breve, já que ela faz o estilo de livro que gosto.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  2. Me recordo muito bem de que quando este livro foi lançado, choveu uma chuva de elogios as letras da autora.
    Mesmo eu sendo meio assim com corridas de cavalos(não curto nada que mexa com animais,acho que judia) rsrsrs entendi bem que é necessária esta corrida e sim, é ficção.
    Não é apenas a corrida, os cavalos, é muito além. É sobreviver a tudo isso, é a força da amizade que sim, tomara que vire outro sentimento, é a vingança por alguém tão amado.
    É a dor da perda, é o recomeço e não só o ganhar por ganhar, mas a luta, a batalha lá dentro da alma!!
    Com certeza quero ainda ter a oportunidade de conferir a obra!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Olá! Confesso que nunca li nada da Maggie Stiefvater, mas pretendo mudar isso em breve, a premissa desse livro me fascinou, é diferente de tudo que eu já li.
    Gostei bastante que Puck vai ser a primeira mulher a participar da corrida e que mesmo cercada de machistas, ela segue em frente. Preciso conhecer essa personagem forte e maravilhosa! ♡
    Estou animada para ver o laço de amizade entre os personagens, que no caso evolue para algo mais, e também a cumplicidade que eles têm com os cavalos.
    Adoro finais emocionantes, acredito que a autora deu um final digno para a história!
    Obrigada pela indicação! Beijos! ♡

    ResponderExcluir
  4. Uma história bem envolvente. Toda essa relação que eles tem com os cavalos, de treina-los mesmo sabendo que são bravos o suficiente para mata-los é bem louca. Gostei da Puck, acho ela uma protagonista que quer o melhor para a família e parece que ela cria uma química boa com Sean.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Adorei bastante a resenha, o livro tem uma premissa muito boa e uma historia bem interessante. Ao ler percebi que nele tem uma abordagem de machismo onde a personagem sofre com isso e ainda por ser a única em uma corrida de cavalo que basicamente é feita pra homens, gostei desse quebra de padrão. Espero ler logo!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esse livro, mas curti o pouco que li. Não é o estilo que sempre leio, mas nada impede de eu ler na primeira oportunidade. Acho que vou gosta muito da història.

    ResponderExcluir