6 de setembro de 2019

Resenha: Não Pare!

Titulo: Não Pare!
Sub-titulo: Para se sentir vivo, você entregaria sua vida nas mãos da morte?
Série: Trilogia Não Pare
Autora: FML Pepper
Páginas: 280
Editora: Valentina
Sinopse: Nina Scott não suportava mais a vida nômade e solitária que sua mãe, Stela, a obrigava a ter. Mudar de cidade ou de país a cada piscar de olhos, conviver com tantas perguntas que a consumiam, assombrada por mistérios de um passado guardado a sete chaves. Agora, aos 16 anos, a garota das estranhas pupilas verticais exigia respostas. 
E, para sua péssima sorte, elas já estavam a caminho!
Quando Stela decide ficar em Nova York, Nina acredita que seu sonho de ter uma vida normal vai se tornar realidade. Finalmente terminará o ano letivo em um mesmo colégio, poderá fazer amigos sem ter que abandoná-los em seguida, viver um grande amor, amadurecer, criar raízes... Enfim, curtir a juventude.
Mas o “normal” está muito longe da vida de Nina!
Perdida no olho de um furacão de mortes e inexplicáveis acidentes, tendo que esconder os terríveis fatos da mãe paranoica, Nina começa a desconfiar da própria sanidade mental, de tudo e de todos. O que explicaria os paralisantes calafrios, a perda de visão e de memória que experimentava sempre que alguém morria ao seu redor? O que ela teria a ver com os bizarros e sobrenaturais acontecimentos? Estariam eles interligados?
Seria a Morte sua companheira para toda a vida?
É chegada a hora da verdade.



Nina não tem uma vida normal, ela nasceu com os olhos diferentes, as pupilas são verticais como as de um felino, então ela usa lentes de contato muito bem feitas, mas não é apenas isso, ela é como um imã para acidentes quase fatais, ela também nunca conheceu o seu pai e tudo sobre ele é um assunto proibido com a sua mãe, Stela. E se tudo isso ainda não fosse o suficiente ela e sua mãe se mudam de cidade em cidade, de país em país, e Nina nunca teve uma explicação certa do porque elas se mudam tanto, mas isso acontecia sempre que ela sofria algum acidente.

Agora, com quase dezessete anos ela já esta cansada de lidar com tantas mudanças repentinas e com os segredos que sua mãe lhe esconde, tudo o que ela quer é ter um lugar para chamar de lar.

"Minha vida se resume em trazer problemas para os que estão ao meu redor - sussurrei - Me desculpe, eu não sei o que fazer, eu... eu estou perdida."

Elas vão morar em Nova Iorque e Nina pensa que finalmente terá a vida que tanto deseja. Chegando na cidade ela se matricula na escola, mas não demora muito para que acidentes comecem a acontecer e alunos misterioso se matriculam na mesma escola que ela. Dois deles chamam a sua atenção, Kevin por quem  ela tem interesse, e Richard com quem cada vez que se encontra acabam discutindo.


"Meu coração, no entanto, oscilava entre o certo e o errado, o morno e o ardente. Kevin era gentil, agradável. Richard me queimava."

Disposta a levar uma vida comum, Nina não conta a sua mãe sobre os acidentes anormais que vem acontecendo desde que se mudaram, mas logo Nina descobre que os segredos que sua mãe escondia são muito mais perigosos do que ela poderia ter imaginado.

Nina vai descobrir que ela não é uma humana normal, e que Richard é a sua própria morte, e a missão dele é levar Nina ate o seu mestre e mata-la pois a consideram uma ameaça ao seu povo.

"Arrependo-me de não ter prestado atenção aos sinais. Se pudesse imaginar que estes seriam os ultimo dias da minha vida, ou melhor, da vida com a qual eu estava acostumada, isso faria alguma diferença?"

Nina em alguns momentos foi uma pouco chata e reclamou muito, principalmente no começo, mas isso é justificável já que ela é jovem e passou por muita coisa, mas no decorrer da leitura ela evoluiu, se tornando uma personagem forte que luta por sua vida, gostei muito do desenvolvimento que ela teve.

Richard tem um corpo lindo e olhos azuis turquesa que conquistam Nina, e ele aos poucos vai demonstrando sentir algo por ela, mas não sabe dizer o que é, por que não é da natureza deles, Zyrquianos, ter sentimentos. Ele só pensa em cumprir a sua missão e agradar o seu povo, mas por causa da sua atração por Nina ele acaba ficando confuso e toma algumas atitudes que me fez questionar em vários momentos de que lado ele realmente esta.


"Tão extraordinária e simples como uma vida que se inicia, Richard era o desfecho surpreendente, o término de uma jornada inexplicável."

A leitura é maravilhosa, fluida e rápida, a forma como as informações são apresentadas deixam algumas pontas soltas, o que já é esperado como se trata de uma trilogia. Os personagens secundários não foram muito explorados nesse primeiro livro, mas tenho certeza que será nos próximos.

Amei a capa, foi o que mais me chamou a atenção. A escrita de Pepper é contagiante, quando se inicia a leitura não tem como parar te prendendo do inicio ao fim e não tem momentos cansativos. 

Narrado em primeira pessoa pelo ponto de vista de Nina, e descobrimos tudo junto com ela. Com muita aventura, ação, mistério, fantasia e romance proibido Não Pare se revelou uma maravilhosa surpresa para mim, e o final não poderia ter sido mais perfeito. Aconselho a já terem a sequencia, Não Olhe, em mãos pois assim que Não Pare termina vocês vão querer saber o que irá acontecer.

Quais são os segredos que Stela guarda de Nina? Por que se mudam com tanta frequência? O que significa os acontecimentos anormais em sua vida? Por que sua mãe nunca fala sobre o seu pai? Por que por onde ela passa deixa um rastro de mortes? São essas apenas algumas das perguntas que guiam Não Pare.

6 comentários:

  1. Ah...mesmo não tendo lido nenhum livro desta série de livros da FML, os acompanhei desde que começou a pipocar este primeiro trabalho.
    Me recordo tanto da autora numa Bienal, acho que São Paulo, onde ela levou "dois mortões lindos de viver".rs Sucesso total!
    Nina é uma personagem única e sim, segredos guardados e que precisam ser revelados por Stela irá mudar o rumo de tudo(ao menos, penso isso)
    É amor, é aventura, é enredo bom.
    Ah, as capas são maravilhosas!!!Espero sinceramente ler todos os três livros.
    Viva nossa literatura nacional.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Essa trilogia me atrai bastante. Quero muito saber mais sobre esse mundo completamente diferente no qual Nina embarca e, é claro, descobrir a verdade sobre o que ela é. Fico feliz em saber que Nina possui um bom desenvolvimento se tornando mais forte. A capa é mesmo linda, enfim, estou cheia de curiosidades sobre o livro.

    ResponderExcluir
  3. Oiii ❤ Esse é um livro que está há um tempinho na minha estante, mas que ainda não li pois minha lista de leituras está enorme, mas que quero muito fazer, ainda mais depois de ler a resenha.
    Realmente, a vida de Nina parece cercada por mistérios. A mãe não costuma falar sobre o pai, seus olhos são bem diferentes, mortes/acidentes que acontecem quando ela está por perto e o misterioso Richard. Estou muito curiosa sobre todos esses pontos.
    Fantasia é um gênero que me agrada muito, com romance, melhor ainda.
    Espero fazer essa leitura ainda esse ano.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  4. Olá! ♡ Nossa, depois de ler sua resenha, necessito começar a fazer essa leitura, tô muito curiosa acerca da trama criada pela FML Pepper, nunca li nada parecido.
    Estou muito curiosa para descobrir quais são os segredos que a mãe de Nina esconde e o quanto os mesmos influenciam na vida da garota.
    Gostei muito que a personagem mostra bastante amadurecimento, é ótimo quando o autor desenvolve muito bem o personagem.
    Essa trilogia parece viciante, os tipos de livro que a gente não consegue largar enquanto não sanamos nossas dúvidas sobre a história.
    Obrigada pela indicação, quero muito conhecer esse universo que Pepper criou! Beijos! ♡

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu tenho esse livro em e-book no meu Kindle, mas ainda não li. Acho que irei iniciar essa leitura. A trama é interessante, fiquei bastante interessada por ela e tem uma ótima premissa. Já li muito sobre essa historia e muitos gostam, espero eu gostar também.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  6. Tinha esquecido do quanto eu gostaria de ler esse livro, como sempre fui conhecendo outras histórias e deixando Nao pare para trás, vou dar preferência a ele ainda esse ano.

    ResponderExcluir