13 de maio de 2019

Resenha: Destino

Titulo: Destino
Série: Matched #1
Autora: Ally Condie
Páginas: 247
Editora: Suma de letras


Sinopse: Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família.
Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander - bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade.Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés.
Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo.

Distopia / Fantasia / Ficção científica / Jovem adulto / Literatura Estrangeira / Romance



Destino é uma distopia totalmente diferente a que estamos acostumados a ler. A autora cria um mundo interessante e traz varias questões para se pensar.

Esperava encontrar uma sociedade desigual, mas foi diferente disso, a Sociedade é bastante igualitária, ate demais, onde todos tem a sua comida preparada pelo governo, seu trabalho, seu par e todo o resto escolhido pelo Governo, assim sua vida será feliz e plana, ate os oitenta anos que é quando você morre, independente das suas condições de saúde.

A principio se tem a impressão de ser uma lugar quase perfeito, longe das doenças que ha muitos anos foram extintas, não precisar se preocupar com um lugar para morar e nem com comida, mas acontece que o governo controla tudo, absolutamente tudo.

O Governo não controla só a vida dos cidadãos, mas também a cultura, eles também decidem que idade é possível terem filhos, com quem você deve se casar, onde você deve morar, tudo isso pensando para que as crianças nasçam e os cidadãos sejam os mais saudáveis possível.

"Eles nos controlam. Algumas pessoas sabem como plantar alimentos, algumas sabem como colhe-los. Algumas sabem processa-los. Outras, cozinha-los. Mas ninguém sabe fazer tudo. Não sobreviveríamos sozinhos."

Cassia Maria Reyes tem 17 anos, e esta preparada para participar de seu Banquete do Par, que nada mais é que uma cerimonia onde sera anunciado seu futuro par. Todos estão muito ansiosos, pois é um grande momento na vida de uma pessoa. Ela quer saber quem será o homem com quem passara o resto de sua vida, terá filhos e será feliz, e para a sua surpresa e alivio, seu par é Xander o seu melhor amigo.

Então, seguindo o protocolo os dois recebem o micro cartão com todas as informações necessárias para se conhecer alguém, mesmo que Cassia e Xander se conheçam muito bem. Mesmo assim, Cassia por curiosidade resolve descobrir o que foi colocado dentro do micro cartão, eis então que ela é surpreendida pela imagem que aparece no lugar do rosto do seu melhor amigo. É o rosto de Ky.

"Meu coração para, não acredito no que vejo. Um rosto reaparece no terminal, diante de mim. Não é o rosto de Xander."

Xander era o que havia sido anunciado no dia do banquete, então deveria ter sido a foto dele no cartão, e a Sociedade entra em ação, dizendo que tudo não passou de um erro, que Xander era o seu par, mas ai já era tarde demais e a semente da discórdia já havia sido plantada.

"Lembre-se: você tem o direito de questionar."

Cassia, que sempre aceitou todas as regras sem questionar nada começa a mudar quando surge a duvida. A partir dessa duvida outros pequenos detalhes que ela ignorava começam a chamar mais a sua atenção.


Cassia é uma personagem forte, porem com uma crescente duvida entre o o homem escolhido para ser o seu par e um homem complemente errado que apareceu no seu micro cartão por acaso, ou não. Ky é considerado uma aberração para a sociedade, mas se mostra um garoto muito sensível e aos poucos conquista o coração de Cassia.

Cassia começou sendo apenas mais uma entre as muitas pessoas comandadas pelo Governo, mas com o passar do tempo ela evolui, ela passa a entender melhor o mundo que a cerca e a vida que leva dentro dos muros criados.

"Aquelas histórias não eram verdadeiras. Sei disso. Mas, esta noite, fica facil de esquecer."

Xander é o tipico mocinho amigo de todos, mas não chega a ser irritante. Ele consegue ser cativante e apaixonante logo nas primeiras paginas, quando ainda é só amigo de Cassia, e passa a ser ainda mais quando ele descobre que ela devera ser o amor de sua vida.

Ky me passou a impressão de que se a Sociedade não fosse tão igualitária ele seria o bad boy da história, com o seu jeito misterioso de ser, começou sendo o personagem mais odiado, mas que ao longo da leitura se tornou impossível não gostar.

"A cada minuto que você passa com alguém, você entrega a outra pessoa uma parte da sua vida e toma um pouco da dela."

O romance acaba sendo o motor que leva a história adiante, numa busca pelo que é o melhor. Diferente do que a sinopse fez parecer não é um livro focado tanto no triangulo amoroso, Destino é um livro sobre uma garota que descobre outra forma de viver e começa a se questionar e tentar provar um pouco do outro lado.

O problema é que nada chega a ser muito aprofundado, o romance é um pouco fraco, já os questionamentos dela sobre a forma de viverem são todos através de pensamento lentos e muita discussão interna, ela não corre atras de respostas, mas como esse é o primeiro livro da trilogia ate da para entender, nos próximos provavelmente teremos ela entrando em ação em busca das respostas.

"É estranho como nos agarramos a pedaços do passado enquanto aguardamos por nossos futuros."


Não poderia deixar de dizer sobre a capa, ela esta perfeita e condizente com o livro, desde a cor do vestido da garota presa dentro da esfera, ate a mensagem que a imagem no passa.

Acompanhamos enquanto Cassia lentamente passa a pensar sozinha e a questionar o sistema por causa do amor. Espero que na sequencia teremos mais descobertas e romance.

Não é um livro ruim, é na verdade uma ótima leitura e que para nos próximos livros tem tudo para se tornar maravilhoso.

"Nosso tempo juntos parece uma tempestade, parece o vento selvagem e a chuva, parece algo grande demais para ser controlado, mas poderoso demais para escapar."


17 comentários:

  1. Tive oportunidade de ler esse exemplar há alguns anos atrás e fiquei fascinada a princípio com a sociedade demonstrada, mesmo a achando 'perfeita' demais e quando toda a ação começa mesmo a se desenrolar, gostei muito da ousadia da protagonista e nem senti falta do romance, porque na realidade, o foco é outro, concorda?
    Quero ter a chance de ler os outros livros da série.

    ResponderExcluir
  2. Desde de A Seleção e Estilhaça-me, me apeguei às distopias, mas essa parece ser totalmente diferente. O contexto é bem único e criativo, e parece ter sido escrito muito cuidadosamente.

    ResponderExcluir
  3. nunca li, mas esta na minha lista para adiquirir

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    Já faz muito tempo que me interessei por essa trilogia, mas sempre dava prioridade para outros livros e eu até já havia me esquecido de sua existência. Por ser distopia claro que fico interessada, pois é um gênero que adoro e essa tem, mesmo, uma premissa diferente. O mundo criado pela autora é bem rígido para a população, no sentido de que é o governo quem determina toda a vida de cada um e já fiquei imaginado como seria isso na nossa realidade. Minha única ressalva, por causa da premissa, seria o triângulo amoroso, mas se a autora não foca tanto nele acho que vou voltar a acrescentar esse livro em minha lista de leituras.

    ResponderExcluir
  5. A série Matched está acumulando teias de aranha na minha lista já tem bem uns anos! Não sei exatamente o motivo, mas acabei nunca a priorizando. Quem sabe não é um trauma relacionado à outras distopias que andei lendo? Ou talvez seja culpa dos triângulos amorosos! Vai saber....

    Confesso que sua resenha fez a saga subir um pouco na lista das prioridades (sou uma pessoa curiosa), ainda assim, acho que preciso me curar logo desse trauma antes de prosseguir com outra distopia de triângulo amoroso!

    Mas agradeço pela ótima resenha! <3

    ResponderExcluir
  6. Provavelmente se eu fosse ler esse livro iria gostar mais do Ky rsrs, amo um personagens misteriosos!
    Mas como não são todas as distopias que acabam me interessado, e não me interessei pela trama de Destino - sem falar que detesto triângulo amoroso, mesmo você dizendo que a história não foca tanto no triangulo amoroso... - dificilmente eu leria esse livro. Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Um livro bastante interessante, meio que é um livro com um mundo diferente, não chegar tão perto de hoje em dia, mas para mim algo se assemelha a nossa politica. Fiquei bastante com o livro e quero ler!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  8. Eu nunca tinha visto esse antes, mas achei a trama bastante intrigante e inteligente. Se por um lado as pessoas que vivem na Sociedade levam uma vida igualitária onde todos tem deveres e direitos bastante definidos e o governo se preocupa para que todos sejam felizes, por outro temos a falta de liberdade de escolhas, o que deve ser uma vida bem difícil. Cassia era uma garota que vivia dentro de uma bolha e agora ela passará a questionar e pensar fora da caixa, a capa ilustra bem isso (capa linda, aliás). Fiquei curiosa para saber se ela terá direito a fazer sua escolha, se será Xander ou Ky o escolhido e se a Sociedade permitirá. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  9. Adorei tua resenha, dá pra ter noção da história. Tenho mega curiosidade sobre esse livro a um tempo, acho a premissa dele super boa, mas cadê tempo?

    ResponderExcluir
  10. Tenho esse livro a tanto tempo que as vezes esqueço dele. Completei a trilogia ano passado, agora posso me organizar para ler e ter minha opinião. Gostei de saber suas impressões e torço para os outros te agradarem e envolverem mais.

    ResponderExcluir
  11. Até curto distopias mas prefiro as clássicas... raramente uma dessas novas consegue me prender ou interessar... essa é mais uma das que não chamaram minha atenção... apesar dela se diferenciar um pouco de outras do gênero... mas alguns elementos dela não me agradaram...
    bjs...

    ResponderExcluir
  12. Adoro distopias, e essa parece realmente ser diferente de tudo que já li. Costumo gostar de triângulos amorosos bem aplicados, mas pelo visto o romance é fraco e não tem muito desenvolvimento nas ações, algo muito superficial. Gostei do enredo e de como a história parece se desenrolar, talvez de uma chance.

    ResponderExcluir
  13. Apesar de amar distopias, já vi muitas resenhas negativas sobre o livro que me fez desanimar, e os argumentos são os mesmo que você colocou: é fraco e pouco aprofundado. Não sei se leria tão cedo, por isso vou esperar a resenha dos próximos <3

    ResponderExcluir
  14. Li Destino quando saiu e hoje quando vejo a história acho ele muito parecido com A Seleção e não consigo mais curtir tanto a história.
    O livro é meio lento, no meu ver, mas de qualquer forma não atrapalha.

    ResponderExcluir
  15. Já tinha visto esse livro mas não sabia que era uma distopia, achei bem diferente a ideia dessa distopia por ser tudo perfeito quando o conceito é outro, por que ao meu ver a sociedade vive em opressão, enfim. Acho que faltou ação no livro não é mesmo, para movimentar mais a relação, não sei de leria no momento, mas gostei da sua resenha.

    ResponderExcluir
  16. Que premissa diferente.
    Eu acho que o fato de não ter um pouco de ação me incomodaria, mas fiquei bem curiosa, de verdade. Vou querer, com certeza, ler as suas resenhas das continuações.

    ResponderExcluir
  17. Não sei se é porque não curto muito distopia ou se foi a obra que não chamou minha atenção. Vou deixar a sua dica passar por enquanto, não por falta de entusiasmo na sua resenha, a obra que não me atraiu apesar da capa bastante chamativa.

    ResponderExcluir