19 de junho de 2019

Resenha: Darkmouth os caçadores de lendas

Titulo: Darkmouth os caçadores de lendas
Série: Darkmouth #1
Autor: Shane Hegarty
Páginas: 336
Editora: Novo Conceito (Selo Irado)

Sinopse: Elas estão chegando! As Lendas (ou melhor, monstros aterrorizantes que se alimentam de humanos) invadiram a cidade de “Darkmouth”. Elas querem dominar o mundo. Mas não entre em pânico! Finn, o último dos Caçadores de Lendas, vai nos proteger. Finn tem doze anos, adora animais, não leva muito jeito para lutar; mas é muito, muito esforçado. E todos nós sabemos que ser esforçado é a melhor arma contra um Minotauro faminto, né? Hum... Pensando bem, pode entrar em pânico. Entre em pânico agora! Corra!

Aventura / Fantasia / Ficção / Horror / Jovem adulto / Literatura Estrangeira



Book Trailer


Extremamente recomendado se você é fã de narrativas fantásticas, com protagonistas carismáticos, páginas repletas de monstros e doses perfeitamente calculadas de humor e aventura. 


Finn é o tipico personagem que não consegue se encaixar naquilo que esperam dele e tem que viver na sombra do pai, mesmo assim ele não se dá por vencido e acaba tentando mostrar do que ele é capaz.

"Eles podem parecer monstruosos. Os moradores locais podem se referir a eles como monstros. Mas, nas palavras certas, eles são Lendas."

Comecei a leitura de Darkmouth com poucas expectativas, não esperava mais do que uma história de fantasia divertida, e eu recebi o que esperava, e muito mais. Darkmouth me surpreendeu, é focado em aventuras com muitas batalhas épicas, que foram muito bem escritas com detalhes e com diversas partes engraçadas. Todas as Lendas são muito legais e criativas, com adaptações de criaturas que já existem em  outras histórias de ficção, mas com seu próprio estilo. A leitura é rodeada de mistérios, a começar pelo motivo de Darkmouth ser a unica cidade flagelada com Lendas.

"A cidadezinha de Darkmouth aparece em poucos mapas porque pouquíssimas pessoas querem encontra-la. E, quando aparece em um, sua localização esta sempre errada. Está um pouco ao norte de onde deveria, ou um pouco ao sul. Um pouquinho para a esquerda ou um pouquinho para a direita. Um pouco fora do lugar."

As primeiras páginas nos colocam diante do mapa da cidade de Darkmouth, uma cidade pequena, afastada de tudo, criaturas monstruosa como Minotauros, Basiliscos, Manticoras e varias outras invadem a cidade. Elas surgem através de portais que se abrem de maneiras inesperadas, ligando o mundo normal ao 'lado infestado' e para proteger as pessoas dessas ameaças, existem os Caçadores de Lendas, guerreiros encarregados de lutar para garantir a segurança, essa herança é passada para seus descendentes.

Em todas as outras cidades as Lenda já estão extintas, e os Caçadores de Lendas estão aposentados, mas infelizmente na cidade de Darkmouth as Lendas continuam sendo um problema constante.


"Darkmouth era uma cidade de becos sem saídas, com muros altos revestido de cacos de vidro, pedras afiadas e lanças, forçando-as a se dirigir para os becos sem saída."

Finn possui uma vida diferente dos outros adolescentes, ele faz parte da linhagem dos Caçadores de Lendas, ele é um adolescente desajeitado que sonha em ser veterinário, mas isso não será possível. Ao contrario de seu pai, Fin não esta nem um pouco contente com o destino que foi traçado para ele e mesmo se esforçando bastante, não esta conseguindo se sair bem no seu treinamento.

"Ele crescera ouvindo histórias dos Caçadores de Lendas do mundo, os defensores de cada Vila Flagelada. As famílias passavam o conhecimento, as técnicas e as armas adiante, geração após geração, cada um jurando proteger a população."

Todos na cidade sabem da linhagem de Finn e por isso ele não tem nenhum amigo, pois sabendo seu destino ele mantem todos afastados, a primeira pessoa que ele deixa se aproximar é Emmie, uma garota nova na cidade que esconde um segredo.

Tudo acaba se complicando ainda mais quando Finn descobre que terá que ser um caçador em menos de um ano, para que assim o seu pai possa ir fazer parte do conselhos dos sábios conhecidos como o Conselho dos Doze, que são os que controlam os Caçadores de Lendas. Para concluir o seu treinamento Finn deve capturar três Lendas, o que não é nada fácil para um adolescente completamente desajeitado.

Finn tenta seguir o caminho que esta destinado, ele se empenha, mas sempre fracassa. Ele se vê cada vez mais pressionado por seu pai. Acontece que ele é péssimo como caçador e conforme os dias passam fica mais claro que essa não é sua vocação, mal sabe ele que as forças das Lendas estão se organizando para uma invasão em massa.

"Eu só escuto falar sobre as coisas incríveis que você fez quando tinha a minha idade. Você derrotou tal Lenda. Você inventou tal arma. A menos que tenha uma história que termine com você caindo em uma privada ou algo assim, elas não vão fazer com que eu me sinta melhor agora."

Finn é o tipo de personagem que nós leitores torcemos para que de tudo certo e que ele consiga se superar, é impossível não gostar desse personagem, alem de dar boas risadas em algumas das situações que ele se mete.

O relacionamento dele com o pai, Hugo, é o principal foco de conflito, tem algo a respeito do destino de Finn que seu pai prefere não mencionar (ou acreditar), uma profecia. Finn começa a perceber que há muito mais sobre o legado de sua família do que ele possa imaginar, e que seu pai insiste em esconder dele.


O protagonista vive um grande dilema. Toda a pressão para se tornar um caçador o deixa sempre dividido entre atender ao desejo do pai ou fazer o que realmente quer. As diferenças entre pai e filho cria uma tensão entre eles, onde você torce para que o pai abra os olhos e veja o potencial do filho, e também para que Finn se supere no que faz.

"Entretanto, Finn não correu. Ele havia treinado para isso. Nascera para isso. Sabia o que se esperava dele, o que precisava fazer. Alem disso, se corresse agora, seu pai ficaria muito decepcionado com ele. De novo."

A narrativa do autor é envolvente, te prende na história de modo que você sente as emoções dos personagens. Narrada em terceira pessoa, a diagramação é simplesmente fantástica cheia de ilustrações e mapas, o que auxilia bastante para captar as ideias que o autor quer mostrar, e ver melhor a aparência das Lendas, o que encantou ainda mais. As páginas são amareladas, a fonte é de um tamanho razoável e os capitulo são curtos e rápidos.

Darkmouth é uma ótima leitura para quem esta procurando um livro leve de aventura juvenil, com uma linguagem fácil de ser lida, cheia de ação, drama e divertimento que nos faz querer desvendar o seu fim.


13 comentários:

  1. Olá! Adoro a mistura de fantasia, aventura e humor, esse livro tem tudo para me agradar! Estou torcendo para que Finn consiga fazer o que realmente deseja e que o pai dele aceite as decisões do filho e enxergue o potencial que Finn tem. Sinto que vou me apegar muito ao Finn, acho que é impossível não gostar de um personagem que é esforçado e tenta sempre se superar. Que bom que os capítulos são curtos, ultimamente estou dando prioridade a livros assim. Adorei a indicação, com certeza vou querer ler. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Adoro livro que possui ilustração, mapa ou guia sobre o tema do livro. Me atrai bastante, porque me leva ainda mais pra dentro da história. Darkouth possui capa maravilhosa. E sobre a historia gostei de tudo quando estava lendo a resenha.

    ResponderExcluir
  3. O que mais gosto nos livros infantos juvenis é justamente toda a aventura e ação que o livro traz, com uma fantasia bem escrita e personagens bem delimitados, causa uma leitura maravilhosa!
    Sem contar com os trechos engraçados como citou.

    ResponderExcluir
  4. Darkmouth - Os Caçadores de Lendas parece ser um livro ideal para se ler para se descontrair ou para sair de uma ressaca literária.
    Achei o enredo interessante e acho que qualquer criança iria gostar de um livro assim, cheio de aventura e seres mágicos.

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o autor nem os livros, e achei bem criativo todo o mundo de fantasia que ele criou, caçadores de Lendas, monstros querendo dominar o mundo e comendo os humanos, a família Finn que são caçadores, achei apenas que é muita responsabilidade para apenas um garotinho

    ResponderExcluir
  6. Oiii ❤ Ahhh, que sinopse mais engraçadinha!
    Adoraria ler esse livro, já faz tempo que eu não leio livro de fantasia/aventura. Esse livro parece o ideal pra eu voltar a ler o gênero.
    Gostei já de cara de Finn, tão pequeno, mas com uma responsabilidade tão grande. É legal o livro abordar essa coisa de ficar entre agradar os pais ou fazer o que gosta, pois isso acontece muito na nossa vida.
    Bom saber que além de tudo isso, o livro ainda tem comédia, pra fazer a trama ficar ainda melhor ❤
    Espero que dê tudo certo pra Finn, que ele encontre o seu próprio caminho.
    Mais um livro pra minha lista de leituras ❤

    ResponderExcluir
  7. Assim que vi a capa ,pensei que fosse um livro infantil. E mesmo assim fiquei curiosa!
    Depois que soube que é uma história cheia de aventuras,me interessei ainda mais.
    E me parece que é divertido também pela sinopse .

    ResponderExcluir
  8. Que bom saber que é uma boa história e principalmente que é bem escrito, eu adorei essa capa hahaha muito legal. Parabéns pela resenha e boa dica de leitura
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Adorei o livro, tem uma premissa ótima e com uma historia de fantasia que adoro muito. O livro em si é maravilhoso, quero ter a oportunidade de ler e conhecer mais essa aventura que Finn terá que enfrentar.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  10. Não abro mão nunca de ler um bom livro infanto-juvenil! Sei lá, as vezes a gente pega umas leituras pesadas e dar essa balanceada faz um bem danado.
    Não conhecia o livro e mesmo o enredo sendo um pouco batido, me interessei muito. Há sempre um desajeitado tentando salvar o mundo.rs
    Se tiver oportunidade, quero poder conferir!

    ResponderExcluir
  11. Finn parece um bom personagem. Acho que por ser desajeitado deve haver várias cenas engraçadas retratando isso.
    Não é uma leitura que eu faria no momento, mas se eu tiver a oportunidade de ler, eu leria sim.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Eu gostei bastante do livro também. Não esperava nada dele pois os últimos que li não fizeram muita diferença, por isso acabei me surpreendendo positivamente. E a edição está linda. Agora aquele pai dele me deu nos nervos.

    ResponderExcluir
  13. Ohh, faz tempo que não leio um infanto-juvenil, hein. Acho até que o último foi Percy Jackson, haha. E eu gostei bastante. Darkmouth parece ser super divertido, adorei a capa e o enredo geral *-*

    ResponderExcluir