2 de agosto de 2019

Resenha: Escola de Vilões

Titulo: Escola de vilões
Sub titulo: Você mandaria um vilão fazer o trabalho de um herói
Série: Escola de vilões #1
Autora: Jen Calonita
Páginas: 192
Editora: Única
Sinopse: Será que um vilão pode se recuperar? Gilly não se considera exatamente uma garota má... Porém, quando se tem cinco irmãos e irmãs mais novos, é preciso ser criativo para ajudar nas despesas. Ela é uma ladra muito boa, e disso tem certeza e pode se gabar. Até ser pega. Depois de roubar uma presilha, é sentenciada a passar três meses no Reformatório de Contos de Fadas – no qual os professores são aqueles antigos vilões que já conhecemos, como o grande Lobo Mau e a malvada Madrasta da Cinderela. Quando, porém, ela faz amizade com alguns estudantes, como Jax e Kayla, aprende que esse reformatório vai muito além de sua missão heroica. Há uma batalha ganhando forma e Gilly precisa descobrir: os vilões podem realmente mudar? Descubra o Lado B dos contos de fadas.

Fantasia / Jovem adulto



Em escola dos vilões você não ira apenas conhecer as histórias das princesas e sim a dos vilões. Todos sabemos que o sapatinho de cristal da Cinderela faz muito sucesso, mas para a família do sapateiro isso se tornou um pesadelo, isso porque, quem passou a fazer os sapatos de todos foram as fadas e por isso as coisas ficaram difíceis para a família do sapateiro.

"Minha família estaria muito melhor se as princesas não tivessem dado a fada madrinha de Ela todos os pedidos de calçados."

Quando pensamos em contos de fadas sempre vemos o melhor, mas em Escola de Vilões vemos alguns pontos negativos. O que mais chamou a minha atenção foi a sociedade, há muita injustiça, desigualdade e descriminação contra os pobre. De um lado temos as princesas que tem tudo do bom e do melhor, e do outro lado temos as pessoas que são como a família de Gilly que a cada dia passam por mais dificuldades para se manterem.

Gilly é a filha do sapateiro, é a mais velha de seis irmãos, e para não deixar a sua família passar fome, Gilly esta sempre fazendo pequenos roubos para ajudar no sustento da casa. Depois de ser pega pela terceira vez ela é enviada para o Reformatório de Contos de Fadas (RCF), que é dirigido pela madrasta da Cinderela, os professores são os vilões dos contos de fadas que conhecemos e que aparentam terem desistido de serem maus.

"Um lobo que se tornou professor, uma bruxa do mar que ensina etiqueta, uma fada delinquente que ainda usa magica e uma torta de maçã que é de matar, mas no bom sentido?"

Todos pensam que o RCF é um lugar perigoso, mas Gilly se surpreende com o lugar e percebe que as coisas não são como dizem. Ela acaba fazendo amizade com Jax, um trapaceiro que esconde segredos, e Kayla uma fada, mas algumas pessoas começam a agir de forma suspeita e Gilly começa a investigar.


Com apenas 192 páginas é uma leitura rápida e não tem enrolação. Gilly é uma personagem que cativa o leitor, ela é muito independente, ama profundamente e faz de tudo para proteger as pessoas que ela ama, Gilly nos conquista mais a cada página que lemos.

Alem de Gilly, outro personagem que gostei muito foi o Jax que no decorrer da história se mostrou ser cada vez mais importante.

"Você é uma ladra. Eu sou um mentiroso. Pense em todos os garotos aqui, que poderiam conseguir nos ajudar. Nunca mande um herói fazer o trabalho de um vilão."

A capa seguiu o padrão da original e deixa claro o tema do livro, é chamativa e trás vários elementos que nos lembram os contos de fadas que conhecemos. A diagramação é simples, com alguns adornos no inicio dos capítulos que possuem um titulo. Em algumas páginas temos pergaminhos, que é o jornal do reino. As páginas são amareladas e a fonte é agradável para a leitura, a escrita é simples o que torna a leitura fácil.

Escola de vilões é um livro divertido, o final não é muito satisfatório e eu queria que tivesse mais detalhes, mas isso é normal já que esse é o primeiro livro da série, e as minha perguntas provavelmente serão respondidas no decorrer dos próximos lançamentos.

É uma leitura que recomendo.

7 comentários:

  1. Olá! ♡ Esse livro com certeza entrou para a minha lista de desejados, como eu ainda não tinha visto falarem desse livro?! Achei a trama muito criativa.
    O livro é meio curto se comparado aos livros de Fantasia que estamos acostumados a ver, mas acredito que ele desempenha muito bem o papel de cativar o leitor até a última página.
    Logo de cara já simpatizei e me identifiquei com a Gilly e o seu sentimento de sempre querer proteger as pessoas que ama.
    Fiquei bem animada para conhecer o Reformatório de Contos de Fada e também para descobrir esse lado B dos contos de fadas.
    Muito obrigada pela indicação!
    Beijos! ♡

    ResponderExcluir
  2. Li a sinopse e revirei os olhos (não gosto dessa temática de contos de fadas). Porém, com lendo a resenha e suas considerações fiquei atiçada em saber mais como é abordado a histórias dos personagens malvados. E me parece ser um livro feito pra fazer una reflexão, por conta do rico x pobre que existe. Adicionado no meu skoob.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Sou apaixonada por contos de fadas, por isso este livro já foi para minha lista de desejados desde quando o vi pela primeira vez. A gente pode até pensar que o enredo é daqueles bobinhos, mas se surpreende com a humanidade de Gilly e todas as descobertas que ela fará em si mesma nesta história.
    Talvez seja um ponto de partida para nossas descobertas!!!
    A capa é maravilhosa e com certeza, quero demais poder conferir.
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    A desconstrução dos contos de fadas é algo que sempre me fascina, e nesta obra Calonita surpreende ao explorar o outro lado desse universo, se aprofundando na questão social dos personagens. Gilly parece ser o tipo de protagonista que sabe exatamente o que quer, e acompanhar sua trajetória na RCF rapidamente faz com que o leitor crie empatia pela mesma. Espero que nos próximos volumes a autora possa expandir ainda mais esse mundo, com uma maior ênfase nas ambições desses vilões.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oiii ❤ Gosto muito quando livros falam sobre vilões de contos de fadas, mostram a versão deles sobre os fatos que já conhecemos de cor. É sempre legal poder ver o outro lado da moeda, aquele que não conhecemos.
    É interessante ver como contos de fadas têm pontos negativos, como o que aconteceu à família de Gilly, no caso desse livro. Geralmente só pensamos na história da mocinha do conto, torcemos pra que tudo dê certo para ela no final. Mas não é porquê a história termina com "Felizes para sempre" para ela, que tudo termina bem para todo mundo. Acho genial que a autora queira passar isso com a obra. Essa capa está incrível, só parece complementar tudo o que a autora trabalha no livro.
    Esse livro vai direto pra minha lista de leituras.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu já tinha lido algo em relação ao livro, a historia e bastante curiosa para mim. Tenho um certo interesse em ler essa trama e saber mais dos personagens. Adorei bastante a resenha e claro que quero ler.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  7. Sempre quis ler esse livro, primeiro porque sou apaixonada por vilões e mocinhos, segundo porque não tinha lido muito sobre ele então sempre ficava curiosa pelo título e capa. Eu não sabia do outro lado da história de Conderela, sobre o sapateiro que não tinha mais pedidos de sapatos para fazer, é interessante a autora tem explorado esse lado.

    ResponderExcluir