6 de agosto de 2019

Resenha: Túneis da morte

Titulo: Túneis da morte
Sub-titulo: O passado não esta definido, cemitérios não são o fim...
Autor: Niel Bushnell
Páginas: 280
Editora: Jangada

Sinopse: Quando Jack Morrow descobre que não é um menino comum, ele é arrastado quase imediatamente numa aventura surpreendente, muito além de qualquer coisa que um dia tenha imaginado. Isso porque Jack é um Viajante, alguém com a capacidade de viajar através das Necrovias, túneis que ligam cada lápide ao dia em que a pessoa morreu. Ao se ver na Londres devastada pela Segunda Guerra Mundial, na companhia de David, seu avô, na época ainda adolescente, Jack percebe que sua chegada a 1940 não passou despercebida. Forças malignas de um mundo secreto são convocadas a encontrá- lo. Enquanto Jack luta para sobreviver nessa aventura cheia de perigos e surpresas, ele acaba por desvendar o segredo sombrio da sua família, e se empenha, numa corrida contra o tempo, para tentar mudar o seu destino...

Book Trailer

Tuneis da morte é o primeiro livro da série escrita por Niel Bushnell.

"O futuro nunca esta escrito em pedra."

Jack Morrow é um garoto de 13 anos que perdeu a mãe, que foi assassinada há muitos anos, seu pai esta para ser preso e agora ele precisa ir viver com uma tia que ele mal conhece.

Como ele vai ser enviado para longe, seu pai resolve leva-los ao cemitério para visitar o tumulo de sua mãe pela ultima vez, quando estão lá memórias imediatamente começam a inundar sua mente e ele se vê sendo transportado para o ano de 2008, o ano que sua mãe morreu.


"O que havia acontecido? Devia ter caído ou desmaiado. Lembrava-se de estar ajoelhado no tumulo da mãe, a mão tocando a pedra. Lembrava-se da torrente de lembranças e da luz fria dentro da cabeça. E depois? Não tinha certeza."

É lá que ele encontra o seu avô David que conta a verdade sobre quem Jack realmente é, que ele pode viajar através das Necrovias, por túmulos que são vias que ele pode ir até o dia que a pessoa morreu, assim viajando através do tempo. David então o mada ir para 1940, procurar o seu eu mais jovem conhecido na época como Davey, e que peça por sua ajuda e protejam a Rosa. Como se tudo isso não fosse inacreditável, de repente surgem criaturas de pó, conhecidos como os Homens Pó, que parecem querer mata-lo.


"- Você tem um dom raro, Jack. É um Viajante, algum que navega no tempo através dos túmulos. Você pode viajar pelas Necrovias. São tuneis, tuneis do tempo. Cada necrovia liga o tumulo da pessoa ao dia da morte dele. Viajantes como você, Jack... podem abrir uma necrovia e viajar para o passado através dela."

No cenário da Segunda Guerra Mundial e com seu avô agora quase da sua idade, Jack vai descobrir que ele é um Viajante do tempo e Jack começa a ter esperança de que poderá salvar a sua mãe, ele então inicia uma saga repleta de aventuras e cheias de perigos.

Rouland é o vilão, ele é implacável e incansável em sua busca pela Rosa, ele é um homem que viveu por centenas de anos e tem a ambição de dominar o mundo, ou melhor, o Outro Mundo, e para isso ele precisa da Rosa.

Jack apesar de ser jovem ele não é imaturo e ele não age como uma criança, ele amadurece ainda mais no decorrer desse primeiro livro. Davey, que é o avô agora mais jovem de Jack conseguiu me irritar e me agradar ao mesmo tempo, ele apesar de ser jovem já sofreu muito e é muito malandro e nada certinho mas ele tem um bom coração. Eu gostei de como ele e Jack se tornaram melhores amigos.


"A mão de Jack moveu-se na direção do tumulo quase que por vontade própria, tocando a superfície sólida outra vez. O lampejo voltou, mais frio e forte dessa vez, e um desejo ardente de entrar na pedra fluiu das profundezas da sua mente e se espalhou pelo seu corpo."

A escrita do autor é bem fluida e ele soube contar muito bem os detalhes. Com uma narrativa maravilhosa e envolvente, contada em terceira pessoa, misturando a fantasia, ficção, aventura, suspense, ação e aspectos históricos.

O livro foca bastante na importância da família. Apesar de ser voltada para o publico juvenil ele prende a atenção também dos adultos. Com muita aventura, viagens no tempo e principalmente com personagens fortes e marcantes.

Tuneis da morte se mostrou uma grande surpresa. Eu já acreditava que seria um bom livro, mas me surpreendeu mais do que eu imaginava. Achei muito bem criativo e o conceito das Necrovias e a ação foram os pontos mais forte, com certeza pretendo ler a continuação.

7 comentários:

  1. Olá!
    Livro que mostra viagem no tempo com certeza irei querer ler. A trama é bem evolvente e me deixou bastante curiosa por essa aventura que o personagem irá ter. Espero muito ter a oportunidade de ler esse pequeno livro.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  2. Lembrei do Jack Sparrow, hahah. Brincadeiras a parte, achei bem interessante o personagem conseguir viajar no tempo. Não é 100% originaal, mas a parte de conseguir fazer em um cemitério achei bem legal. Espero que tenha uma explicação para esse dom.
    Lendo a sinopse eu ja sinopse eu já sabia que teria uma continuação. Livros desse tipo necessitam pelo menos uma dualogia.
    Adorei saber suas considerações, vou guardar esse livro para uma possível leitura.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    É evidente que essa mitologia envolvendo viagem no tempo criada pelo autor é bastante original, um ponto positivo considerando o tanto de clichês que encontramos atualmente no gênero. Além disso, esse background história ambientado na Segunda Guerra faz com que a trama fiquei ainda mais rica, sem contar que tanto o protagonista quanto os personagens secundários são muito bem trabalhos pelo autor.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Caramba!Que enredo incrível!E engraçado que a gente olha a capa e não diz que a história terá isso, um garoto tão novo, conhecendo seu passado através destas viagens entre túmulos(adorei)
    E se junto com tudo isso ainda vem um pedacinho da Segunda Guerra, melhor ainda! E outro ponto que me chamou a atenção, o lance do avô.rs adoro muito tudo isso e com certeza, o livro vai para a lista dos desejados!
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Olá! ♡ Eu simplesmente adorei a premissa do livro, ele têm tudo para me render uma leitura incrível.
    Viagem no tempo é algo que eu adoro ver sendo trabalhado, seja em livros, filmes, séries. É um tema que geralmente sempre me agrada.
    Adorei que o livro conta com aspectos históricos, eu adoro quando o autor envolve História na trama, isso sempre chama minha atenção kkkk.
    Gostei de o livro abordar a importância da família, achei isso bem importante.
    Estou animada para conhecer Jack e embarcar com ele nessa nova aventura.
    Obrigada pela indicação, com certeza vou querer realizar essa leitura!
    Beijos! ♡

    ResponderExcluir
  6. Tudo o que agrega viagens no tempo me empolga. Também achei bem legal o conceito de Necrovias e poder viajar até o dia da morte da pessoa. Mas ja antecipando a idéia do Jack de salvar sua mãe não me parece muito boa, certeza que grandes confusões surgirão dai.

    ResponderExcluir
  7. Oiii ❤ Esse livro parece maravilhoso! Achei muito original o fato de Jack poder viajar pelas Necrovias, nunca vi nada parecido antes e esse é um ponto positivo sobre a leitura.
    Bom saber que Jack não é um personagem imaturo, pois personagens assim geralmente me irritam e atrapalham um pouquinho a leitura.
    Estou curiosa pra saber como será essa viagem de Jack até 1940, se ele consegue salvar a mãe e porquê Rouland precisa justamente de Rosa para dominar o Outro Mundo.
    O fato de se passar durante a Segunda Guerra é um adicional para eu querer fazer essa leitura.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir