14 de agosto de 2019

Resenha: O encantador de livros

Titulo: O encantador de livros
Autor: Lucas de Sousa
Páginas: 148
Editora: Ler Editorial

Sinopse: Aventure-se na Cidade dos Livros ― um lugar mágico, onde a leitura é mais que uma paixão, os moradores são leitores insaciáveis e as árvores são recheadas de frutos e livros. Conheça o Encantador de Livros, um contador de histórias capaz de fazer os livros voarem, e Benjamim, um menino analfabeto que, juntamente com seus amigos, terá que salvar a cidade de uma terrível ameaça.
Um romance infantojuvenil que desperta a consciência para a importância da leitura e as ações transformadoras que ela pode gerar.


O que primeiro me interessou foi o titulo e a capa. O encantador de livros é uma obra infanto juvenil linda e marcante. Tudo se passa na "Cidade dos Livros" onde o que move as pessoas e até mesmo a economia é o amor pela leitura. Em cada canto existe pessoas lendo, seja no ponto de ônibus, nas escolas, andando pelas ruas, qualquer local que fosse existe pessoas lendo algum livro.


"Fosse a luz de velas ou até mesmo dentro de uma carruagem, ou ainda no fundo escuro de um porão, na Cidade dos Livros todo mundo lia."



Benjamim mais conhecido como o apanhador, é um menino de 10 anos, um garoto humilde que mora com sua madrasta Eunice, ele é analfabeto e é apaixonado por livro, ser analfabeto é algo que ele sente muita vergonha, mas já tentou de tudo que é jeito, mas ele não consegue aprender, mas mesmo isso não o impede de ir colecionando livros.

Seus amigos, Ariane, André, Nicolas e Clarice não sabem o segredos de Benjamim, e nem todos na cidade. Ele é bem conhecido, por ir todos os dias pelas ruas pedindo livros para a sua coleção.


"Feliz é aquele que, mesmo não sabendo ler, consegue amar os livros e salva-los."

Tudo parece perfeito, ate que a cidade toda fica agitada aguardando a chegada do maior contado de histórias do mundo, o Encantador de Livros, um homem misterioso que tem o poder de dar vida aos livros.

A realidade deles fica ameaçada pelo atual prefeito, Bonanza, que decreta que não irá mais existir novos livros de fantasia e ira substituir por mais tecnologias. A fantasia transporta os moradores deixando tudo mais mágico e alegre, mas saber que ficarão sem esses livros deixa muita gente revoltada, pois os moradores vivem e respiram livros, e tecnologia é o que eles menos tem interesse em consumir.


"A fantasia nos revela a verdade que muitos adoram esconder."

Os moradores são contra, mas não sabem como evitar a tragédia, ainda mais por que o prefeito afirma que o Encantador de Livros esta do seu lado. Mas como seria possível um homem que adora livros querer se livrar deles?

Mas Benjamim e seus amigos não ficarão quietos, ate que eles desvendem o mistério e salvem a Cidade dos Livros das ameaças.




"Se começarmos uma tarefa sem acreditar no que somos capazes de fazer, não faremos grandes coisas. Acreditar em nós mesmos é o primeiro passo para ser feliz de verdade."

Benjamim foi o que mais me encantou, não tem como não se apaixonar por esse personagem. Já Eunice, a madrasta foi uma personagem que me deixou confusa, uma hora ela é uma pessoa boa, esforçada e trabalhadora e um pouco amargurada, e em outro momento ela é má, é como se ela tivesse duas personalidades diferentes.

O encantador de livros tem uma capa linda, que eu posso dizer que é uma das mais lindas que eu já vi, a diagramação esta perfeita, a fonte de um tamanho agradável para leitura, os capítulos são curtos e as páginas são amareladas. Por ter menos de 200 páginas é uma leituras rápida que pode ser lido em poucas horas. Os personagens e o ambiente foram muito bem construídos e desenvolvidos, a editora fez um excelente trabalho.

O autor conseguiu fazer com que todos os personagens tenham um papel importante, e com uma escrita leve, Lucas de Sousa consegue fazer o leitor mergulhar nessa aventura. O enredo possui reviravoltas surpreendente e mesmo sendo uma narrativa voltado para o publico mais jovem serve para todas as idades.

Assim que iniciei a leitura fui levada diretamente para dentro da trama que fala sobre o amor pelos livros, de como a leitura nos transporta e nos faz viver momentos incríveis que a realidade muitas vezes não nos permite. O encantador de livros nos ensina a importância da literatura.


"Vamos sempre amar os livros por que eles nos fazem uteis e não nos tornam imbecis."

8 comentários:

  1. Olá! ♡ Estou simplesmente encantada por este livro, acho que é um prato cheio para nós que amamos os livros!
    Adorei a capa, ela é muito linda e chama bastante atenção junto com o título.
    Estou animada para conhecer a Cidade dos Livros, parece um lugar mágico e cheio de vida. Como eu adoraria que existisse uma lugar assim, cheio de habitantes que tivessem gosto pela leitura.
    Mesmo sendo um livro relativamente pequeno, ele traz a bela mensagem de que a literatura é muito importante, pois ler nos permite sonhar e imaginar, nos ensina e diverte...
    Estou animada para fazer a leitura deste livro e poder conhecer esses personagens maravilhosos que o autor criou, principalmente o Benjamim.
    Obrigada pela indicação! Beijos! ♡

    ResponderExcluir
  2. Ahhh!!!Eu sou apaixonada num livro infanto juvenil e ainda mais se esta história vem com livros, nossa paixão!!!
    Já gostei de cara de Benjamim e deste jeito tão inocente, mesmo carregando a dor de ser analfabeto, ter esse amor aos livros!
    Já vai para a lista dos mais desejados!!!
    E oh, dizem que a diagramação da Editora é uma gracinha!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Que livro encantador! Onde as pessoas estão sempre lendo e livros estão por toda a parte, parece mesmo o sonho de todo amante de livros uma leitura dessas. Eu adoro quando a história possui reviravoltas, eu não conhecia o livro mas fiquei muito interessada na aventura pela qual Benjamim passa e se ele e os amigos conseguem salvar a cidade da ameaça da tecnologia. Também achei a capa uma fofura.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Só pelo titulo já estou querendo ler. Qualquer leitor se apaixona ler um livro que nele tem personagens que podemos nos identificar, que é a paixão pela leitura. A trama é muito envolvente, estou bastante curiosa por esse mistério. Mas algo que devo ressaltar e que o livro fala de uma coisa que é basicamente real, as pessoas deixam de ler, de ter livro para ter tecnologia. é muito interessante!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Essa utopia literária que é apresentada na obra é trabalhada de forma inteligente pelo autor para nos fazer refletir sobre o quão importante é o hábito da leitura para o crescimento pessoal do indivíduo. Benjamim é aquele protagonista que está sempre em busca de aventura, e por conta de sua personalidade determinada, rapidamente nos afeiçoamos ao menino, de modo que a leitura flui rapidamente e terminamos queremos mais desse universo mágico.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oiii ❤ Fiquei encantada por essa trama! Como não se interessar por um livro sobre livros?!
    Gostei muito da ideia do autor de criar uma cidade que ama ler, achei muito original também, pois nunca li um livro com uma cidade assim. Seria bom se as pessoas fossem mais como a população da Cidade dos Livros.
    Estou curiosa pra saber porquê O Encantador de livros está de acordo com o prefeito, se ele gosta de livros e como será essa aventura vivida por Benjamim e seus amigos. Espero que eles possam salvar a cidade.
    Com certeza, quero fazer essa leitura.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  7. Já me ganhou por ter um personagem analfabeto.
    Imagina o tatnto de possibilidades para criar a história, amei. É tipo A Fantástica Fábrica de Chocolate relacionada a livros.

    ResponderExcluir
  8. Tenho quase 50 anos, mas ainda amo demais essas boas histórias infanto juvenis. Escolhi esse livro para fazer parte de um projeto de leitura com meus sobrinhos leitores. Vai lá no meu site e acompanha nosso trabalho. Está começando agora.
    Ótimo seu site. Vou ficar por aqui participando contigo também, ok?
    Abração!

    ResponderExcluir