27 de agosto de 2019

Resenha: Sangue Quente

Titulo: Sangue Quente
Autor: Isaac Marion
Páginas: 256
Editora: LeYa

Sinopse: R é um jovem vivendo uma crise existencial - ele é um zumbi. Perambula por uma América destruída pela guerra, colapso social e a fome voraz de seus companheiros mortos-vivos, mas ele busca mais do que sangue e cérebros. Ele consegue pronunciar apenas algumas sílabas, mas ele é profundo, cheio de pensamentos e saudade. Não tem recordações, nem identidade, nem pulso, mas ele tem sonhos. 
Após vivenciar as memórias de um adolescente enquanto devorava seu cérebro, R faz uma escolha inesperada, que começa com uma relação tensa, desajeitada e estranhamente doce com a namorada de sua vítima. Julie é uma explosão de cores na paisagem triste e cinzenta que envolve a "vida" de R e sua decisão de protegê-la irá transformar não só ele, mas também seus companheiros mortos-vivos, e talvez o mundo inteiro.
Assustador, engraçado e surpreendentemente comovente, Sangue Quente fala sobre estar vivo, estando morto, e a tênue linha que os separa. 



Trailer do filme Meu namorado é um zumbi, filme inspirado no livro Sangue Quente.


Zumbis não são muito comuns na literatura, e os poucos que encontramos são narrados a partir do ponto de vista dos humanos que tentam sobreviver aos ataques dos zumbis. Sangue Quente é o oposto pois ele é narrado por um zumbi, nos mostrando a vida deles, a forma como eles interagem entre eles e se organizam quando sentem fome, nos mostrando que eles podem ser organizados e unidos.

"Quando o mundo inteiro é construído com horror e morte, quando a existência é um estado constante de panico, é difícil ficar preocupado com uma coisa só. Os medos específicos se tornam irrelevantes. Nós o substituímos por um cobertor sufocante muito pior."

Sangue Quente se passa em um mundo destruído por uma "praga" que transformou a maior parte do mundo em zumbis. R, é um desses zumbis, ele não se lembra de nada de sua vida antes de ele ser o que ele é, nem como ele morreu e nem mesmo o seu próprio nome.

"Estou morto, mas isso não é tão ruim. Aprendi a conviver com isso. Desculpe não me apresentar de forma correta, mas não tenho mais um nome."

Em uma caçada em grupo, eles encontram alguns humanos e R acaba se alimentando do cérebro de Perry, que é o namorado de Julie, que R encontra encolhida e com medo num canto e ao invés de querer devora-la ele sente o desejo de proteger ela, R então a leva para o aeroporto e faz o possível para mante-la segura dos outros zumbis.

Julie no começo sente medo dele, alem de ter que superar a morte do namorado, mas logo ela percebe que R quer apenas protege-la, e ela terá que confiar sua vida a ele, então passa a tentar compreender R e aos poucos os dois começam a se aproximar e acabam descobrindo que eles tem algumas coisas em comum.


"Comer não é uma coisa prazerosa, mordo e arranco fora o braço de um homem. Odeio os gritos, porque não gosto da dor, não gosto de machucar as pessoas, mas agora é assim e é isso que temos que fazer."

Sangue Quente tem um ponto de visto bem diferente do normal. Amei ver o apocalipse zumbi pelo ponto de vista de um zumbi. O autor nos dá uma visão muito clara do que é ser um zumbi, o que se passa na cabeça deles.

R tem personalidade, ele quer mudar, ele quer evoluir. O autor foi fantástico na forma como escolheu nos contar a história de R, pelos olhos e pensamentos do próprio personagem, que passa a ser um zumbi, e a ligação entre R e Julie é forte e tão humano que as vezes, durante a leitura, acabei esquecendo que R é um zumbi.

"Vamos lutar contra a maldição e quebra-la. Vamos chorar, sangrar, desejar e amar. Vamos curar a morte. Nós seremos a cura. Porque queremos ser."

A leitura é muito envolvente, narrado em primeira pessoa pelo ponto de vista de R, as metáforas usadas são simples e profundas ao mesmo tempo. A capa chama a tenção, o titulo está em auto relevo e a imagem passa um clima apocalíptico. As situações criadas pelo autor são bem legais e criativas e me arrancou algumas gargalhadas, e mais do que isso, me fez gostar e torcer pela vitória de R.

7 comentários:

  1. Olá! ♡ Nossa, eu não fazia ideia que o filme Meu namorado é um Zumbi foi inspirado em um livro, interessante saber. Ainda não assisti o filme, mas agora que sei que tem o livro, vou ler primeiro para depois assistir o filme.
    Achei bem interessante o livro ser narrado pelo próprio zumbi, achei isso bem original. Já quero fazer essa leitura!
    Geralmente histórias com zumbis não chamam minha atenção, mas essa chamou e acredito que essa será uma ótima leitura, já que nunca li nada parecido.
    Obrigada pela indicação! Beijos! ♡

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Sabe, olhando assim pela capa do livro, eu imagino uma história que envolve assassinato e investigação criminal mas totalmente ao contrário do que pensava. É uma história bastante interessante, fiquei bem curiosa por ele e saber as coisas de zumbis através dos olhos deles. É interessante. Espero muito ler!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  3. Puxa, eu acabei vendo este filme há um bom tempo, logo após ter lido o livro. Mas confesso que o livro é muito melhor que o filme..rs
    Não, o filme não é ruim,mas sei lá, no livro dá para se ter esta visão do apocalipse zumbi de uma forma mais detalhada e até essa proteção dele com a garota, é mais gostosa de ser lida!!
    Mas mesmo assim, super recomendo ambos!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Fugindo do padrão, este livro aborda os zumbis de uma forma diferenciada, de modo que o autor foca mais na transformação interna do protagonista, ao invés do terror que sempre é associado a tais criaturas. Gosto deste tom mais leve que permeia a trama, algo que também foi mantido na adaptação, a qual, pelo trailer, aparenta se bem divertida.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oiii ❤ Quando vi essa capa, achei que se tratava de um livro de terror, mas que bom que eu estava enganada.
    Nunca li uma história em que um zumbi fosse protagonista, então fiquei bem curiosa sobre.
    Me agradou saber que R não é igual aos zumbis que estamos acostumados, que são seres que não fazem mais nada a não ser devorar cérebros. Legal que o personagem tenha sentimentos e comece a sentir algo por uma humana.
    Ver um apocalipse zumbi pelo ponto de vista de um zumbi, deve ser fantástico.
    Com certeza, vou querer ler esse livro.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  6. Faz um bom tempo que assisti ao filme e gostei bastante, meio estranho toda a situação mas era legal. Não sabia sobre o livro, deve ser bem difente conhecer um apocalipse zumbi pela visão de um zumbi, que deve ter um rotina bem esquisita. O ponto de vista em zumbi meio que humaniza ele, principalmente pelo fato de ele se apaixonar, coisa que não é muito comum para um vivo morto porém, não deixa de ser um livro interessante.

    ResponderExcluir
  7. Olá! É tão bacana quando um livro consegue nos fazer rir das situações criadas. Confesso que essa é a parte mais difícil de tirar de mim. Essa ideia do morto vivo contar a vida apocalipitica é hilária. A capa e o título parecem que não combinam com a sinopse. Lembrando, que ainda não li, então pode ser que faça sentido depois de ler.
    Já vi Meu Namorado é um Zumbi, acho divertido e gosto demais.
    Esse livro tem mais prós do que contra. Eu fiquei com vontade de ler.

    ResponderExcluir